Porto: Ocupação de escritórios aumentou 38% apesar da pandemia
Porto: Ocupação de escritórios aumentou 38% apesar da pandemia
Apesar da pandemia que assolou todo o mundo, a cidade do Porto viu o tecido empresarial continuar a desenvolver-se e a procurar expandir-se. Isso está comprovado com o aumento da procura de escritórios na cidade, que viu um aumento de 38 por cento no primeiro semestre deste ano, comparativamente aos dados do período homólogo, mas em 2019.
Esse aumento em 38% do volume de ocupação, corresponde a 28.381 metros quadrados de escritórios ocupados. Quem o diz é a Câmara Municipal do Porto, baseando-se no relatório OnOffice, produzido pela consultora imobiliária Predibisa.
De acordo com o mesmo relatório, o mercado de escritórios na cidade do Porto não sofreu qualquer revés. Apesar do número de transações ter sido inferior – menos 4% – houve um total de 24 negócios e o valor médio de contratado aumentou para 1.183 m2.
Dos dados recolhidos, foi possível constatar que dois terços dos negócios realizados envolveram empresas multinacionais e destas, 38 por cento são empresas que se instalaram pela primeira vez na região.
Este relatório agora conhecido vem confirmar um outro que já tinha sido elaborado pela Câmara Municipal do Porto, através do gabinete de atração de investimento InvestPorto. Esse mesmo estudo mostrou que “a maioria das empresas estratégicas para o desenvolvimento económico do Porto encara o futuro de forma positiva e mantém a intenção de continuar a recrutar novos colaboradores”, refere a autarquia em comunicado.
A construção do Porto Business Plaza, na freguesia do Bonfim, é um exemplo claro em como a oferta de espaços para negócios vai continuar a crescer na cidade do Porto. Os primeiros espaços vão ficar prontos em janeiro do próximo ano, num investimento privado superior a 10 milhões de euros.
Graça Ribeiro da Cunha, responsável da Predibisa para a área de Escritórios, sublinhou que “a boa performance deste primeiro semestre, no seguimento do que tem vindo a acontecer nos últimos anos no mercado de escritórios do Grande Porto, deve-se à conclusão de negócios que já se tinham iniciado no ano anterior”. E prosseguiu afirmando que “por norma, as grandes empresas planeiam a sua implantação em novos países ou mesmo a sua expansão, com muito tempo de antecedência”.
O próximo Plano Diretor Municipal tem como objetivo, entre outros, de criar as condições necessárias para atrair empresas e investimento.
Se está à procura de um escritório aos melhores preços para a sua empresa, recorra ao Portal de Referência Imobiliário do Imovirtual. Descubra as melhores ofertas para as suas necessidades, fazendo uso dos filtros de pesquisa, segmentando os imóveis adequados a cada uma delas.
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Mais sobre Imobiliário
- Julgados de Paz: o que são e como podem agir?
- Obras para unir dois apartamentos: é possível?
- O processo de compra de um imóvel em 8 etapas