Porque necessita de contratar um Personal Organizer?
Motivos para contratar um personal organizer
Se gosta de ter sempre a casa a brilhar em todos os cantos, recantos e armários, mas não sabe muito bem como o fazer e nem tão pouco tem tempo para se inteirar dos processos, o ideal é contratar um profissional especializado em tal tarefa: um personal organizer (PO). Este profissional tem a tarefa de não só o ajudar a arrumar a sua casa, mas também de lhe ensinar truques e técnicas que prometem facilitar o seu dia-a-dia. Em troca, terá de financiar não só o próprio PO, mas também os materiais que ele irá comprar. Um investimento que valerá a pena, visto que este profissional vai ser muito útil na organização de divisões grandes e por norma sempre desarrumadas, como é o caso dos quartos de crianças, a cozinha ou o escritório.
Quando falamos neste tipo de função, é inevitável falar da guru da arrumação, Marie Kondo, que proporcionou uma grande projeção a esta profissão com os seus livros e séries de TV. Também Clea Shearer e Joanna Teplin, as fundadoras da empresa The Home Edit, muito têm contribuído para esta área. Em Portugal, também já temos profissionais que se dedicam a 100% ao mundo da arrumação. É o caso de Bruna Salgueiro, autora do site Organizar com Alma e de Sandra Miranda do SM Organiza.
Com um personal organizer, nunca mais terá problema em encontrar a sua camisola no meio da confusão de gavetas e nervos para se despachar para sair de casa. Mas este é apenas uma das vantagens de contar com a ajuda deste profissional. Enumeramos agora alguns dos motivos porque deve considerar em contratar um personal organizer.
Também lhe pode interessar: 5 séries e filmes da Netflix que o ajudam a organizar a casa
O personal organizer fará a pesquisa e compra de materiais por si
O mundo da organização evoluiu muito nos últimos anos. Hoje em dia já encontra à venda recipientes para acomodar todo o tipo de produtos e para organizar todo o tipo de compartimentos e divisões. Existem muitas opções no mercado e provavelmente já se deparou com algumas delas e até chegou a adquirir material para organizar aquela despensa caótica ou o closet que parece a feira. Até nos atrevemos a dizer que acabou a comprar o que não devia e a ficar com um mais um item espalhado para casa sem servir o seu propósito. É aí que a ajuda do personal organizer é preciosa. Ele irá fazer a pesquisa de recipientes necessários, das medidas de determinado espaço e saberá quais as lojas mais indicadas para adquirir os materiais adequados.. No final, não só irá poupar tempo, já que o PO fará todo o processo de seleção e recolha, como também dinheiro
O personal organizer vai ajudá-lo a desapegar-se do que não necessita
Parte do processo de organização de um espaço envolve o desapego das coisas que já não necessita. Este fator é mais evidente para as pessoas com compulsão para comprar roupa, livros ou CDs, por exemplo. Muitas vezes não conseguimos distinguir aquilo que realmente necessitamos, do que tem valor sentimental ou que mantemos apenas por capricho. É aí que entra o personal organizer, que é capaz de estimular o cliente a fazer uma escolha consciente e deixar ir aquilo que já não usa. O destino? Oferecer a amigos, doar a instituições, vender em sites de objetos em 2ª mão, como é o caso do OLX, ou deitar para o lixo se já não servir a ninguém.
O personal organizer criará um sistema de organização com base nas suas necessidades
Criar um sistema de organização que se consiga manter e entender não é tarefa fácil. O personal organizer irá, certamente, fazer-lhe várias questões para entender o seu dia-a-dia, as suas necessidades e aquilo que usa com mais frequência ou não. Por exemplo, se tiver de usar todos os dias uma farda para o trabalho, certamente que a quererá manter na frente do seu armário e não atrás. Todas estas nuances são consideradas pelo PO, que irá criar um sistema de organização lógico, fácil de manter e prático. O objetivo é não só facilitar o seu dia-a-dia, mas também evitar que determinado espaço fique totalmente desorganizado e confuso.
Confira também: Visual Clutter: saiba como livrar-se da desorganização visual
O personal organizer cuidará da organização da sua casa para que se possa dedicar-se a outras obrigações
O melhor de tudo é que o personal organizer irá tratar de organizar a sua casa por si, para que não tenha tempo a perder. Paralelamente poderá dedicar-se a outros projetos e ambições e só terá de se preocupar em manter o sistema e dedicar-se à limpeza da semana.
Lembre-se sempre que arrumação de um lar influencia a vida e o dia-a-dia de quem por lá reside. Por isso, se não tem tempo para cuidar deste parâmetro da sua vida, considere em contratar um personal organizer.
Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Guia para criar um Moodboard
- 8 dicas para decorar a casa com sucesso
- Lavandaria em casa: como criar um espaço bonito e funcional