6 truques para preparar as plantas para o outono
6 truques para preparar as plantas para o outono
Com a chegada do fim do verão, muito há a fazer para preparar o outono e o inverno e garantir que na próxima primavera terá novamente um jardim florido e as suas plantas exuberantes.
No início do outono, a temperatura ainda é agradável para que no exterior, no jardim ou no terraço, possa levar a efeito as tarefas de jardinagem necessárias sem que o clima incomode. Ou seja, é a altura ideal para preparar o jardim contra o frio.
Comece por preparar sementeiras de vivazes precoces para encher de cor o seu jardim a partir do início da primavera. Passe a regar menos vezes e menos tempo as plantas e não deixe de regar em profusão as plantas que começam a florescer.
Se plantar, adube
Se tenciona plantar, não se esqueça de adubar: aplique adubo orgânico em caso de plantações no solo ao ar livre e químico nos vasos. Podar as plantas é outra tarefa essencial. Assim, realize uma poda de desbaste para conseguir novos rebentos a breve trecho.
Por outro lado, aproveite as flores murchas para produção de sementes. Pouco a pouco, as plantas deixam de dar flores. Quando isto sucede, começa uma nova fase: a da produção de sementes, que se dá se não cortar as flores murchas de algumas espécies.
Deixe que as plantas emitam cápsulas de sementes e recolha-as quando estiverem maduras. Em caso de planta vivaz, pode rente ao chão no inverno. Para semear em vaso, prense o substrato, espalhe as sementes, cubra com terra e regue.
Proteja as plantas do frio, da chuva e ervas daninhas
Outra tarefa importante é a proteção das plantas do frio, da chuva e da invasão de ervas daninhas. No outono, uma capa de material à base de palha isola do frio quando baixa a temperatura. Deve aplicar as coberturas nos canteiros e maciços de flor a partir do final de setembro, quando as chuvas chegarem. Deve assegurar-se que não fica nem uma daninha antes de colocar a cobertura em redor de cada planta. Em caso de não chover, deve humedecer bem a superfície.
Nunca esquecer de retirar o material murcho. Elimine as folhas e os ramos doentes ou murchos e mantenha a planta praticamente inativa durante o inverno. Com a tesoura na mão, dê uma volta pelo jardim e corte folhas e ramos murchos. Não esqueça de retirar também tudo o que se encontra podre, mordido ou esburacado. Desta forma, estimula o número de gemas.
Importante também é armazenar os bolbos de verão. Quando reparar em folhas de gladíolos ou íris amarelas, arranque a planta do solo e deixe a secar durante alguns dias. Coloque os bolbos em bandejas e guarde-os ao abrigo das geadas durante mais um ou dois dias para que acabem de secar. Aplique fungicida e conserve-os em sacos até chegar a altura de os voltar a semear.
As plantas que se encontram em casa devem ficar afastadas de qualquer fonte de calor, assim como preservadas das correntes de ar. Por isso, deve pulverizar as folhas de 15 em 15 dias, com água tépida e mole. Regue apenas quando o substrato está seco e em pouca quantidade, evitando encharcar.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Ambientadores, velas e outros cheiros para a sua casa
- Os 5 eletrodomésticos que não podem faltar em casa
- 5 apps para o ajudar nas tarefas de casa