Lifestyle

Ser vegan em casa: truques e dicas

Como seguir um estilo de vida vegano em casa

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Veganismo, uma dieta que vai muito além da alimentação. Ser vegano é para muitos uma questão ética, para outros uma questão de saúde. Implica fazer escolhas mais conscientes, preocupadas com o meio ambiente e com os animais. Além da alimentação, os veganos tomam atenção a outros critérios que se expandem a áreas como beleza, cosmética, produtos de higiene para a casa, medicamentos, mobiliário, vestuário, entre outros. No fundo seguem a máxima de não consumir, seja de que forma for, produtos de origem animal ou que remotamente possam ter contacto com animais (por exemplo, a nível de testes laboratoriais). Os critérios poderão ser rigorosos para muitos, mas para os cerca de 60.000 veganos que existem em Portugal isso nunca foi um entrave. De acordo com os últimos dados do Associação Vegetariana Portuguesa, este número quadruplicou na última década e estima-se que 0,6% da população portuguesa siga um estilo de vida vegano ou vegetariano. Mas afinal ao que é necessário prestar atenção para se ser vegano? No artigo de hoje, explicamos-lhe como pode seguir esta “dieta” em casa.

Também lhe pode interessar: Desperdício Zero: como aplicar este estilo de vida em casa

Faça um inventários dos itens que tem em casa

Decidiu adotar um estilo de vida vegano? Saiba que certos móveis, têxteis e materiais de construção não são vegan friendly. Para garantir que a sua casa é 100% vegana e amiga dos animais é importante fazer um inventário daquilo que tem em casa e decidir qual será o seu destino: usar até ao fim, doar ou vender ou deitar ao lixo se já não servir a ninguém. Deixamos-lhe uma lista de materiais a que deve ter atenção:

  • Esmaltes de cera de abelha
  • Almofadas ou edredons (pode doar a instiuições de caridade)
  • Certos amaciadores e alguns sabonetes
  • Cobertores ou decorações de pele (pode doar à PETA)
  • Colas usadas em marcenaria e instrumentos musicais
  • Produtos de limpeza à base de lanolina
  • Luvas de látex e outros produtos
  • Móveis ou acessórios de couro
  • Produtos com corante vermelho derivado de carmim (insetos esmagados)
  • Esteiras de pele de carneiro
  • Cortinas e almofadas de seda

Saiba ler os rótulos

Ler os rótulos é provavelmente uma das tarefas mais tediosas a que os veganos se têm de submeter. Pode ocupar grande parte do tempo para as compras, mas a verdade é que necessita de saber identificar todas as substâncias de origem animal se quiser entrar neste mundo. Muitas vezes, um produto que não se diz vegano (e vice-versa) até pode não conter nenhum ingrediente de origem animal, mas só saberá identificar estes achados se souber ler rótulos. E por falar em achados, em Portugal existe uma página de Instagram 100% dedicada a achados veganos: chama-se Achados Veganos, e para além de identificar os produtos vegan, ainda dá informações de onde os pode comprar e o preço que terá de pagar. Mas caso queira ter um conhecimento mais abrangente desta temática, aconselhamos a visitar o site do Veganuary, onde pode conhecer as substâncias não veganas, como são designadas e o porquê de ter de as excluir do seu dicionário caso queira adotar um estilo de vida vegano.

Tome atenção aos produtos de limpeza

Como já referimos, os produtos de limpeza, na sua maioria não são veganos. Na altura de fazer a sua limpeza semanal, escolha bem as marcas que compra. Hoje em dia já existe uma boa variedade de detergentes nas grandes superfícies comerciais que não foram submetidos a testes laboratoriais nem tão pouco contém quaisquer substâncias na sua composição que possam remeter para os animais. Alguns exemplos de marcas que pode adquirir que oferecem gamas 100% vegan ou parte delas: EcoX, Saponina e Tru Earth. Note ainda que, se não pretender adquirir produtos das grandes superficies pode sempre optar por fazer detergente caseiros com algumas substâncias que normalmente tem em casa.

Não se esqueça dos produtos de higiene pessoal

Escovas, pastas dos dentes e elixir: nem todos são veganos e por isso há que ter cuidado na altura de ir ás compras. Felizmente já existem lojas especializadas em Portugal que oferecem uma vasta variedade de produtos de higiene, onde também incluímos shampoos, condicionadores e gel de duche, 100% vegan e naturais. É o caso da Pegada Verde, Loja Vegetariana e Mind the Trash. Por lá, encontra marcas como Georganics, Unii ou Ben & Anna

Faça uma boa gestão do seu orçamento mensal

Pode parecer estranho estar a falar de orçamento num artigo sobre veganismo. Não necessita de gastar muito dinheiro para conseguir seguir este estilo de vida. Aliás, muitas vezes o veganismo é aliado ao minimalismo e ao consumo consciente, sendo que o objetivo é ter menos coisas e gastar o menos possível. Apesar de se achar que um vegano apenas come vegetais, já existem vários substitutos de carne, peixe, queijo e outros demais alimentos que estão disponíveis a custos ligeiramente mais elevados. São boas alternativas que não estão ao alcance de todas as carteiras, já que o seu preço difere um pouco dos itens de origem animal. Mas com uma gestão de orçamento sensata, pode conseguir incluir produtos de marcas como VioLife, Garden Gourmet, Nurishh, The Wonder Burguer ou Harvest Moon. Note ainda que, muitas vezes as grandes marcas não veganas lançam versões vegan dos seus produtos a preços relativamente mais elevados.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 01 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo