Como criar um isolamento acústico
Como criar um isolamento acústico
Seja porque quer aprender a tocar um instrumento em casa sem incomodar os vizinhos ou pretende impedir que o barulho da rua atrapalhe a sessão de cinema de sábado à tarde, saiba que é possível melhorar a acústica de uma divisão através de materiais que ajudam a filtrar o ruído. Construir um isolamento acústico não é a obra mais económica, mas sem dúvida que irá melhorar a sua qualidade de vida e, no caso dos músicos, até pode ajudar na prática do instrumento, já que melhora a qualidade do som.
Existem dois tipos de conceitos para tratar questões do som:
- Isolamento acústico: consiste em impedir que os sons saiam do ambiente, seja através vibração ou por propagação da onda sonora.
- Tratamento acústico: trata-se de controlar as ondas sonoras dentro do ambiente, para evitar que a divisão seja muito grave, muito “viva” (cheia de reflexões) ou muito “morta” (sem reflexões o suficiente).
Assim, se pretender precisa de massa e peso, como uma parede de cimento dupla ou uma porta espessa de madeira. Já para tratar, são necessários materiais densos, com alto coeficiente de absorção, como lãs de rocha, vidro e algumas espumas especiais.
Outro ponto a ter em conta para garantir a qualidade do isolamento, é a quantidade de som já presente na divisão a tratar. Pode utilizar um dispositivo próprio para fazer esta análise e determinar os níveis. Por sua vez, estes são definidos por uma escala de som que define o limiar auditivo e o limiar da dor (imagem abaixo).
Note ainda que existem dois tipos de ruído diferentes:
- Ruído aéreo, como carros, aviões e vozes. Propaga-se pelo ar e requer o isolamento das paredes, portas e janelas;
- Ruído de impacto, como o som de pessoas a caminhar. Propaga-se através da estrutura do edifício e requer o isolamento das paredes e, principalmente, do chão.
Tenha em atenção que, dependendo do tipo de material utilizado para constituir a divisão da casa o som irá viajar a níveis distintos:
- Parede de Tijolo = de 40 a 60 dB.
- Porta de madeira = de 30 a 45 dB.
- Janela com vidro duplo = de 40 a 50 dB.
- Laje de concreto = de 40 a 50 dB.
Estes valores são chamados os STC – Sound Transmission Class (Classe de Transmissão de Som). Quanto maior o valor, maior será o isolamento necessário.
Que materiais usar para isolar uma divisão?
É claro que certos elementos decorativos como as cortinas grossas, os tapetes e as almofadas contribuem para minimizar o barulho dentro de casa, uma vez que são materiais com grande capacidade de absorção de ruído. Mas se pretende algo mais profissional, por exemplo quer construir um Home Studio ou uma Sala de Cinema em casa, deve optar por contactar um especialista para o melhor aconselhar sobre o assunto. Todavia, deixamos-lhe alguns exemplos de materiais mais usados para ajudar no isolamento acústico de uma divisão.
Tetos Acústicos
Utilizado na construção de todos os tipos de espaço, o Teto Acústico, também conhecido como Teto Falso, é fácil de aplicar. Trata-se de um material leve e flexível, que ajuda no isolamento termo-acústico. Porém é uma opção mais frágil, já que é feito de gesso cartonado, e também mais cara.
Membranas Para Ruído De Impacto
Trata-se de uma membrana extremamente fina, que absorve o ruído de impacto e o reduz até 21 dB, que pode ser aplicada facilmente nos pisos da habitação. Confere um isolamento acústico para o ruído de impacto e aéreo.
Manta Têxtil
A Manta têxtil é um material constituído por fibras interligadas entre si, originando uma estrutura física compacta. Funciona na redução do ruído aéreo.
Membrana Acústica
Estas membranas, muito fáceis de aplicar, são normalmente usadas para criar um isolamento entre divisões. Isolam o ruído aéreo em 63 dB.
Lã De Rocha/Lã Mineral
Utilizadas no isolamento térmico, as lãs também podem ser utilizadas no isolamento acústico da habitação graças à sua porosidade. Por exemplo, existem pessoas que colocam este tipo de material na porta de um Home Studio para a insonorizar.
Painéis Absorção Acústica
Estes painéis de espuma flexível são utilizados para aplicação em ambientes que necessitem de refletir o som interno. Por isso, são muito utilizados nas paredes dos Estúdios de Música.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Dicas para gerir o trabalho em casa
- Transforme a sua sala de estar numa sala de cinema
- Treine em casa sem incomodar os vizinhos com estes exercícios