Idosos: dicas para melhorar a qualidade de vida em casa
Como melhorar a vida dos idosos em casa
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Terceira Idade, uma faixa etária muito bem povoada no nosso país: Portugal é o 4º país da União Europeia com mais idosos acima dos 65 anos, segundo dados da Dignus. Somos um país envelhecido e com poucas estruturas adaptadas às dificuldades que surgem com a velhice, por isso há que agir. Uma vez chegados à terceira idade, começamos a sentir mais dificuldade em realizar tarefas que antes pareciam fáceis e tudo começa a ser um verdadeiro desafio. A verdade é que não tem de ser assim: chegar à faixa etária dos 65+ não significa ter de prescindir de atividades físicas, convívios com os amigos e viagens. Tudo isso deve continuar ser feito com mais cuidado e prevenção. Todavia, é necessário começar a viver uma vida mais calma, segura e em ambientes adaptados ás novas necessidades. Por isso é que é tão importante preparar a casa para a nova fase da vida de um idoso. Atente às nossas dicas para saber onde começar.
Adapte o espaço para os idosos
Importa que uma casa onde viva um idoso seja segura e esteja organizada de forma a evitar acidentes. Por isso, deve tomar atenção aos obstáculos nos corredores, aos pisos lisos e escorregadios e aos tapetes que podem fazer os mais velhos tropeçar e fraturarem algum osso – algo a evitar a todo o custo. A mesma lógica se aplica ás casas de banho: se estas possuírem banheira ao invés de duche, considere a possibilidade de investir num poliban para facilitar a mobilidade dos idosos e garantir a sua autonomia. Da mesma forma, pode instalar barras de suporte, tanto no duche como na sanita, para ajudar os mais velhos a apoiarem-se. Instale móveis de fácil acesso para armazenar todos os produtos de higiene.
No quarto evite, mais uma vez, os tapetes, e considere em investir numa cama de grandes dimensões para facilitar a mobilidade e evitar quedas. Muitas vezes os mais velhos utilizam óculos e tomam medicação a certas horas. Por isso é conveniente instalar uma mesa de cabeceira para acondicionar estes itens, juntamente com outros objetos utéis, como relógio e telefone.
Se a habitação possuir escadas, é importante considerar a opção de investir num elevador de escadas ou em alternativa, tentar convencer os mais velhos a procurarem um imóvel que melhor se adapte à suas condições.
Outras adaptações gerais incluem:
- Evitar imóveis sem elevador que dificultem a mobilidade dos mais velhos;
- Ter divisões mais espaçosas e amplas, com poucos móveis ou plantas;
- Prender os fios elétricos à parede;
- Colocar pisos antiderrapantes, principalmente na cozinha e casa de banho;
- Escolher um colchão ortopédico confortável;
- Garantir que todas as divisões estão bem iluminadas. Instale candeeiros e cortinas claras;
- Consertar os tacos de madeira do chão, que possam estar soltos;
- Nunca encerar os pisos, nem deixar nada molhado no chão;
- Substituir ou consertar móveis instáveis;
- Evitar cadeiras muito baixas e camas muito altas ou muito baixas;
- Usar maçanetas de fácil abertura.
Note ainda que os idosos que residirem sozinhos em casa estão mais expostos a perigos, especialmente se não tiverem alguém para cuidar deles com regularidade. Assim, é necessário avaliar a pertinência em investir num sistema de alarme para aumentar a segurança e conforto.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Mais sobre Lifestyle
- Dicas para reduzir o plástico em casa
- 5 dicas para ter uma casa mais sustentável
- Tipos de energias renováveis que pode ter em casa