FinançasFinanças e Imobiliário

O que é a Euribor e qual a sua importância no Crédito Habitação

O que é a Euribor e qual a sua importância no Crédito Habitação

Se está a pensar em contrair um empréstimo habitação é conveniente que esteja a par dos indicadores que interferem no valor da sua prestação. É o caso da Euribor, sigla que denomina a expresão European Interbank Offered Rate, uma taxa de referência que tem por base a média dos juros praticados por 52 bancos da zona euro, atendendo aos empréstimos que fazem entre si num determinado prazo. Assim, o valor da Euribor é determinado pela Federação Europeia de Bancos e pode ser calculado com base em 5 períodos: uma semana, um mês, três meses, seis meses e 12 meses. É por isso que diariamente encontra notícias na comunicação social que abordam as oscilações da Euribor.

Mas afinal qual é a importância deste indicador para a compra de uma casa e por que deve estar sempre a par das suas subidas e descidas? Importa perceber que a Euribor apenas será interessante para quem investiu num imóvel recorrendo ao Crédito Habitação. Os proprietários que compraram casa com capitais próprios não terão de se preocupar com as variações desta taxa, já que ela está sempre associada a um empréstimo – quer seja para um habitação ou para um automóvel.

Conheça: 4 dicas para facilitar a pré-aprovação do Crédito Habitação

Na prática o que acontece é que os Créditos Habitação com taxa variável estão sujeitos às variações do valor da Euribor. Em particular, falamos da taxa de juro que é cobrada pelo Banco que resulta da soma de duas componentes: a Euribor (a três, seis ou 12 meses) e o spread (que representa a margem de lucro do banco). Regra geral o valor do spread é estável, salvo se existir uma renegociação. Mas os números da Euribor são revistos de forma trimestral, semestral ou anual, mantendo-se fixo o período subsequente. Isto significa que com cada revisão verá a sua prestação mensal ao banco a mudar, já que a taxa de juro do seu Crédito Habitação pode subir ou descer.

Note-se que, tal como já referimos brevemente, a Euribor não afeta apenas os Créditos Habitação podendo também influenciar as taxas a aplicar em alguns instrumentos de poupança, como as contas poupança ou os certificados do tesouro.

Veja também: Tudo sobre comissões bancárias

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 19 maio 2022
Botão Voltar ao Topo