Lifestyle

Parques e Jardins para fazer piqueniques em Lisboa e Porto

Zonas para fazer piqueniques em Lisboa e no Porto

O tempo quente está a chegar e a chamar pelos piqueniques. Com as regras de distanciamento social, nem sempre é fácil encontrar sítios na cidade onde estender a toalha para aproveitar a tarde e o bom tempo em família em segurança. Por isso, reunimos uma lista com alguns dos melhores (e maiores) parques e jardins da cidade do Porto e Lisboa, onde vai, com toda certeza, poder desfrutar da natureza sem grandes preocupações – mesmo em tempo de pandemia. Pegue na cesta e na toalha e prepare-se para um dia em cheio!

Lisboa

Jardim do Arco do Cego

Situado numa das artérias da cidade de Lisboa, junto ao metro do Saldanha, o Jardim do Arco do Cego tem ganho cada vez mais fama junto dos estudantes universitários. Mas é também um ótimo local para estender a toalha e trazer o almoço de casa. Com comércio, cafés e supermercados em seu redor, este espaço verde permite-lhe passar uma tarde em contacto com a natureza ao mesmo tempo que observa o movimento da cidade.

Parque de Monsanto

parque do monsanto keil do amaral

É o maior pulmão da cidade de lisboa e o maior Parque Florestal Urbano de toda a Europa. O Parque de Monsanto dispõe de vários locais onde pode fazer um piquenique em família, inclusivamente de várias zonas de merendas. Mas é na Alameda Keil do Amaral que pode estender a toalha e passar a tarde a conviver e a apreciar a vista panorâmica sobre o Rio Tejo e a Margem Sul.

Jardim Mário Soares

Atualmente é designado por Jardim Mário Soares em homenagem à ilustre figura política portuguesa, mas todos os Lisboetas o conhecem como Jardim do Campo Grande. Situado em pleno centro urbano, no coração da freguesia de Campo Grande (que lhe dava o nome) esta área verde dispõe de várias infra-estruturas que lhe permitirão passar um dia em cheio: lago com barcos a remos, cafés, restaurantes, campo de padel, parque para cães e vários sítios verdes onde pode estender a toalha e disfrutar do seu piquenique.

Encontre aqui todos os anúncios de apartamentos em Alvalade, Campo Grande, à venda no Imovirtual

Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases

Dividido em três pontos de interesse, o Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases fica situado na zona do Lumiar, mais retirado da confusão da cidade. De fácil acesso, é possível encontrar paz e tranquilidade nos cerca de 25 hectares de vegetação. A Nave Central é o local de maiores dimensões, onde pode encontrar amplos tapetes verdes que convidam a jogos de bola e aos tão apetecíveis piqueniques. O espaço dispõe ainda da zona florestal da Mata e da Quinta dos Lilases, um local onde é possível encontrar um lago artificial.

Parque Tejo

parque tejo

É maior zona verde do Parque das Nações e por lá há muito espaço para fazer piqueniques, jogar à bola, brincar com os cães ou simplesmente apreciar a biodiversidade do estuário do Tejo.

Jardim Vasco da Gama

Situado em Belém, este jardim de 5 hectares é muito popular entre as famílias durante os fins de semana. Rodeado de comércio, restaurantes e cafés, o espaço verde dispõe de área suficiente para fazer um piquenique e ainda oferece algumas infra-estruturas para a prática de desporto, assim como um parque infantil e a possibilidade de visitar um monumento ao estilo tailandês, ofertado pelo Governo da Tailândia a Portugal, no âmbito das comemorações dos 500 anos de relações diplomáticas entre os dois Países.

Encontre aqui os apartamentos em Belém à venda no Imovirtual

Porto

Parque da Cidade

parque da cidade do porto

Com 83 hectares, este pulmão da cidade do Porto é um dos melhores locais para estender a toalha e desfrutar de uma bela tarde em família. É também o maior parque urbano de todo o país, por isso espaço não lhe faltará, assim como vista para o mar, já que o Parque da Cidade do Porto fica situado junto à Praia de Matosinhos. Em 2019, foi considerado um dos cinco melhor Parques do Planeta por uma votação que decorreu à escala global.

Encontre aqui todos os apartamentos em Matosinhos à venda no Imovirtual

Jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal já não existe, como aliás o Imovirtual deu conta na sua série Histórias surpreendentes sobre edifícios históricos portugueses. Mas os seus jardins continuam bem vivos e a receber milhares de visitantes todos os anos. Por lá, consegue fazer um piquenique com vista para a cidade e para o Rio Douro.

Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves é ponto de paragem obrigatória para os amantes da natureza e da cultura. Junta o Museu e o Parque no mesmo espaço e promete ser um ótimo programa para as famílias com crianças, já que existe muito para explorar por lá. O Parque de Serralves já existe desde 1923, mas só em 1996 é que viria a abrir portas o Museu de Arte Contemporânea que integra o ranking dos 100 museus mais visitados do mundo.

Jardim D’ Arca de Água

jardim de arca de água

O Jardim D’ Arca de Água, situado junto à Universidade Fernando Pessoa, deve o seu nome aos reservatórios das águas de Paranhos (Arca D’Água) que funcionavam como sustento de muitas fontes e chafarizes do Porto, até finais do século XIX. Este bonito espaço verde dispõe de um lago com alguns animais, um coreto, uma gruta artificial e um parque infantil. Todas esta características fazem dele um ótimo local para pegar na lacheira, nas merendas e na família e desfrutar de uma bela tarde de verão à sombra das várias árvores que constituem a paisagem do jardim.

Encontre aqui todos os apartamentos em Paranhos à venda no Imovirtual

Parque Urbano da Pasteleira

Nasceu da reconversão da Mata da Pasteleira, em 2003, e oferece áreas para lazer, recreio e desporto. Ao longo dos seus 7 hectares, há muito espaço verde para estender a toalha e montar um um belo piquenique. Se é apreciador de bicicletas, pode ainda contar com uma ciclovia de 2km que liga o Parque Urbano da Pasteleira ao Parque da Cidade.

Jardim Botânico do Porto

Aberto nos dias de semana, das 9h às 18h e aos fins de semana, das 10h às 18h, visitar o Jardim Botânico do Porto é uma experiência única, especialmente para os mais pequenos. Além de ser um ótimo local para fazer um piquenique em família, este pulmão dispõe um jardim histórico, uma zona de estufas com plantas tropicais, subtropicais e uma área de lagos. É ainda possível encontrar uma propriedade, a Casa Andresen, um lugar de referência para escritores como Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 junho 2021
Botão Voltar ao Topo