Avaliações das casas continuam em máximos de 1128 euros por m2 em setembro
As avaliações bancárias das casas mantiveram-se nos 1128 euros por m2 no mês de setembro. Este é um valor mediano e máximo histórico, igual ao registado em agosto. Quando são pedidos créditos à habitação, é este o valor médio que tem sido apontado.
O mês de agosto atingiu um máximo histórico e aí já tinha subido uns euros em relação a julho. Pois bem, setembro manteve esse mesmo valor médio. Estes são dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto de Estatística (INE).
O valor de 1128 euros por m2 “representou uma desaceleração em termos homólogos, tendo a taxa de variação abrandado de 7% em agosto para 5,8% em setembro”, refere o INE, sublinhando ainda que em setembro “o número de avaliações bancárias ascendeu a 23711, mais 3,0% que no mesmo período do ano anterior. Destas, 14837 foram de apartamentos e 8874 de moradias. E comparação com o mês de agosto, realizaram-se mais 2052 avaliações bancárias”.
No que diz respeito à habitação, a Região Autónoma da Madeira registou o maior aumento face ao mês anterior (3,2%). A zona Centro teve a maior redução (-1,4%). Comparando com o mesmo período do ano anterior, a variação mais intensa registou-se no Norte (7,4%).
Quanto aos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de 1233 euros o metro quadrado, ou seja, houve um aumento de 7,1% relativamente ao mês homólogo. O Algarve registou o valor mais elevado (1507 euros o metro quadrado) e o Alentejo contou com o valor mais baixo (842 euros o metro quadrado). O “crescimento mais expressivo” foi detetado no Norte (8,7%) e a Região Autónoma dos Açores o único decréscimo (-2,4%).
Por último, as moradias registaram um valor mediano de avaliação bancária de 953 euros o metro quadrado em setembro, representando um acréscimo de 4,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O Algarve obteve os valores mais elevados (1548 euros o metro quadrado) e logo a seguir aparece a Área Metropolitana de Lisboa com um valor de 1528 euros o metro quadrado. O valor mais baixo verificou-se no Centro (797 euros o metro quadrado).
Se compararmos com o mês de agosto, os valor das moradias T2, T3 e T4 atingiram os 815 euros o metro quadrado (menos 8 euros), 856 euros o metro quadrado (menos 6 euros) e 952 euros o metro quadrado (mais 6 euros) respetivamente.