NotíciasNovidadesProfissionais
Em Destaque

APROXIMO 2023 – O Digital e o Futuro do Ramo Imobiliário

No dia 15 de fevereiro, profissionais do setor imobiliário de todo o país, reuniram-se no Convento do Beato para a quarta edição do APROXIMO, um evento do IMOVIRTUAL que está a revolucionar a indústria. Mais do que um simples evento, é também uma forma de ligação e colaboração, concebida para reunir as melhores e mais brilhantes mentes do setor imobiliário e da tecnologia.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com uma vasta gama de conteúdos diferenciadores e enriquecedores, preparados e apresentados por verdadeiros especialistas. No APROXIMO existiu a oportunidade do público levantar algumas questões durante as apresentações, pelo que há a oportunidade de ajudar os profissionais do ramo imobiliário a aumentarem os seus conhecimentos na área, assim como fomentar a partilha da rede de contactos dos presentes.

Um programa feito à medida

O dia começou com uma conversa cativante de Aleksandar Tutulic, Director de Marketing para o Imobiliário Europeu (Grupo OLX), que forneceu valiosos insights sobre a posição do IMOVIRTUAL como organização global com tecnologia e perícia inigualáveis, mantendo-se fiel às suas raízes portuguesas. Tendo sido considerada a marca preferida do povo português, IMOVIRTUAL tem vindo a cimentar a sua reputação ao longo dos anos como líder no setor.

Aleksandar Tutulic, Director de Marketing para o Imobiliário Europeu (Grupo OLX), forneceu insights sobre a posição do IMOVIRTUAL como organização global

Maria Cerqueira Gomes subiu de seguida ao palco, para fornecer aos participantes uma visão abrangente do panorama do APROXIMO. Com o seu estilo envolvente, acompanhou-nos ao longo do dia, apresentando cada um dos convidados. 

O evento contou com Maria Cerqueira Gomes como apresentadora.

Para dar início às palestras, a temática foi a Tokenização, uma nova forma de investir em imóveis. Fred Antunes revelou alguns aspetos da revolução do mundo imobiliário, como o Metaverso, em que todas as limitações que existem no mundo real deixam de existir. Foi também possível compreender como é viver em cenário de guerra e como se arranjam alternativas para dar a volta a todos os problemas que advêm deste cenário. Assim, Victor Nobiuz retratou a resiliência da Ucrânia após a destruição das habitações, limitações e falhas de eletricidade e saneamento.

Semelhante às edições anteriores, deu-se também a primeira sessão da mesa redonda, onde Fernando Rente, Cláudio Santos, Henrique Freitas, Carla Martins e Rafael Ascenso desmistificaram o comprador estrangeiro e o financiamento imobiliário em Portugal. Para terminar a parte da manhã, foi desvendado o cérebro primitivo, em que Tim Ash explicou de que forma é que o inconsciente pode levar as pessoas à ação.

A parte da tarde começou com um momento de “Real Roast” de Vasco Elvas, uma ocasião de stand-up que tocou nos vários tópicos do imobiliário, muito marcado pelos risos de todos os participantes e envolvidos. E como o mercado imobiliário está em constante evolução, Massimo Forte e Gonçalo Nascimento Rodrigues falaram um pouco sobre a adaptação e visão que tem de existir para ultrapassar esta questão. De seguida, realizou-se a segunda sessão da mesa redonda, desta vez sobre “Como sobressair nas redes sociais”, um tópico muito importante na atualidade, que favorece cada vez mais o mundo do mercado imobiliário.

O evento contou com o “Real Roast” de Vasco Elvas, marcado pelos risos dos participantes.

Luís Nunes, Mónica Macedo, Ricardo Matos e José Cabral foram os respetivos convidados. Para completar o conteúdo desta mesa redonda, contámos com a presença de Marco Gouveia que nos trouxe “7 estratégias para aumentar os resultados através do marketing digital”. Para terminar este fantástico dia, Teresa Guilherme falou sobre a arte de falar e de ser ouvido, uma característica muito valorizada neste ramo e que deve estar sempre presente.

APROXIMO: A Visão do Futuro

Como todos sabemos, a subida da inflação é um assunto que preocupa muitos portugueses. Esta situação afeta também o ramo imobiliário, onde se apresentam algumas preocupações para o ano de 2023, como o aumento das taxas de juros, o aumento dos custos das matérias-primas e a diminuição do poder de compra. A realidade é que o crédito de habitação mal-parado encontra-se em valores muito elevados (em comparação com os históricos).

Na palestra de Massimo Forte e Gonçalo Nascimento Rodrigues, foi possível compreender ao detalhe este cenário e qual é a visão do futuro para este setor. Ao longo dos tempos, foi precisa uma adaptação no ramo imobiliário como a utilização da inteligência artificial, visitas virtuais, redes sociais, qualificação via zoom, pending sales, meta search e procurar novas tendências no mercado.

No futuro, estes preveem um cenário de redução da procura e da oferta, pois os interesses entre o vendedor e o comprador são muito diferentes. É, então, necessário manter estas adaptações e conhecer bem a realidade do mercado, aconselhar corretamente os proprietários para adequarem os preços de venda e manter o foco nas famílias portuguesas que adquirem habitação própria e permanente com recurso a crédito.

APROXIMO: Prémios APROXIMO 2023

E para terminar mais um APROXIMO, Maria Cerqueira Gomes deu início às premiações das melhores agências do setor imobiliário, considerando todo Portugal Continental e as suas regiões autónomas, Açores e Madeira. Eis as vencedoras do ano de 2023:

●  Norte: iad Portugal

●  Centro: PREDIMED Portugal

●  Sul: Century 21 Contacto Directo

●  Ilhas: ComprarCasa Portugal – Rede Serviços Imobiliários Ponta Delgada

●  Nacional: ZOME PR1ME

Desde profissionais experientes da indústria a talentos emergentes, o evento APROXIMO proporciona um espaço para que todos possam contribuir e aprender. Com o seu espírito colaborativo e compromisso com a excelência, inspira os profissionais do setor imobiliário a elevar as suas competências e conhecimentos, permitindo-lhes, em última análise, apresentar um melhor serviço para os seus clientes.

Botão Voltar ao Topo