DestaquesLifestyle

Casas Eco-Friendly

Há uma necessidade urgente de consciencialização sobre o futuro do nosso planeta. No entanto, movimentos eco-friendly têm vindo a ganhar cada vez mais expressão, sobretudo com a ajuda das redes sociais. 

Seja no design, no vestuário ou na alimentação, as opções para adotar um comportamento sustentável são, hoje, mais abrangentes. No fundo, estes padrões de consumo são definidos por uma única questão: o bem-estar do meio ambiente. 

Precisamente por existir maior consciência sobre estas questões, este movimento estendeu-se também ao mercado imobiliário. No presente artigo, revelamos o que precisa de saber sobre casas ecológicas.

O que é uma casa ecológica?

À primeira vista, pode parecer difícil reconhecer uma casa ecológica. Contudo, ao analisar melhor, estas construções são facilmente identificáveis e têm características específicas. Uma casa eco-friendly é um imóvel desenhado a pensar na redução do consumo de energia, tentando ser o mais sustentável possível, impactando o ambiente ao mínimo. 

Para tal, estas estruturas são construídas com recurso a vários fatores sustentáveis em mente. Um bom exemplo são os materiais utilizados na edificação da construção.

Principais características

As características deste tipo de construção diferem entre projetos. Cada casa poderá ser ligeiramente diferente, no entanto, existem algumas particularidades que são comuns a quase todos os imóveis. Sejam quais forem as características adotadas em cada habitação, o objetivo será sempre criar uma casa que seja tão sustentável, eficiente em termos energéticos e amiga do ambiente quanto possível.

Bom isolamento

Um dos principais fatores existentes neste tipo de projetos é a qualidade do isolamento. Ao contrário do que acontece em casas mais antigas, uma estrutura com bom isolamento reduz substancialmente a necessidade de ligar o aquecimento no inverno. Isto leva a uma redução do consumo de energia e, consequentemente, ajuda o planeta. Outro ponto importante é o dinheiro poupado ao fim do mês que, certamente, poderá ser empregue em outras coisas que lhe tragam prazer.

Fontes de energia renováveis

Ao procurar uma casa ecológica, deve estar atento a alguns pormenores. Muitas destas propriedades estão equipadas com fontes de energia renováveis com o objetivo de reduzir o impacto que os combustíveis fósseis representam para o meio ambiente. Ao optar por estas fontes, a produção de energia em sua casa será mais eficiente e económica.

Painéis solares

A vantagem deste sistema é evitar a utilização de gases com efeito de estufa. Por sua vez, significa que, ao produzir energia, não está a contribuir para o aquecimento global. De facto, este tipo de produção de energia é muito interessante ao converter a luz solar em eletricidade e em água quente. Uma casa eco-friendly, normalmente, é equipada com painéis solares, situados no telhado ou no jardim, para conservar o máximo de energia possível. Alguns estudos apontam que este tipo de energia renovável pode reduzir em cerca de 80% a sua pegada de carbono.

Sistemas de conservação da água

Uma das principais questões debatidas atualmente é a possível falta de água potável – infelizmente, esta situação já é recorrente em alguns países pouco desenvolvidos. 

Por norma, um imóvel amigo do ambiente vem equipado com inteligentes sistemas de conservação de água. Isto significa que vai conseguir não só poupar como também reutilizar a água de forma eficiente, como por exemplo, as águas das chuvas. Esta é recolhida e, posteriormente, armazenada em tanques subterrâneos, ou acima do solo.

Materiais utilizados

O tipo de material utilizado na construção de uma casa tem um peso substancial na definição de eco-friendly. Na maioria dos casos, estas propriedades são edificadas com recurso a materiais sustentáveis, como madeira de antigas fábricas. Esta prática visa evitar o desperdício de matérias-primas.

Tecnologia inteligente

Casas com tecnologia inteligente instalada oferecem muitos benefícios na redução do consumo de energia. A maioria das casas ecológicas vem equipada com sistemas de iluminação e termóstatos inteligentes, que regulam a temperatura da propriedade. Quanto mais quente a casa for naturalmente, menos energia será consumida ao longo do tempo, contribuindo positivamente para um planeta mais verde.

A consciencialização sobre práticas sustentáveis está a tornar-se cada vez mais comum, e as casas ecológicas são um exemplo claro de como é possível viver de maneira mais harmoniosa com o meio ambiente. Investir numa casa eco-friendly é investir no futuro do nosso planeta.

No Imovirtual preocupamo-nos com a nossa casa: o planeta Terra. Descubra as mais variadas opções de casas no nosso site.

Botão Voltar ao Topo