Como comprar casa com 100% de financiamento?
Embora ainda não esteja em vigor, a nova medida do Governo Português irá dar aos jovens a oportunidade de adquirir a sua primeira casa com um financiamento a 100%, sem a necessidade de dar entrada.
Como irá funcionar o financiamento a 100%?
Vai ser desenvolvido, pelo Governo, um programa especial para os jovens que não tenham poupanças – mínimo de 10% da entrada do valor da casa – de terem a possibilidade de recorrer a uma garantia pública para conseguir um crédito à habitação com financiamento a 100%. Contudo, existem várias regras e requisitos que têm de ser cumpridos para que os jovens possam ter acesso a tal benefício:
- Jovens com idade igual ou inferior a 35 anos com domicílio fiscal em Portugal;
- O titular não pode ser proprietário de um prédio urbano ou de uma fração autónoma de prédio urbano habitacional;
- Rendimentos não podem ultrapassar o 8.º escalão do IRS (81.199€/ano ou cerca de 8.800€/mês);
- Jovens que nunca tenham usufruído de garantias públicas do Estado;
- O valor do imóvel não pode exceder os 450.000 mil euros;
- A garantia pública do Estado não pode ultrapassar 15% do valor da transação do prédio urbano ou da fração autónoma de prédio urbano.
É importante ter presente que para comprar uma casa é necessário passar por um processo de avaliação que consiste em: comprovar a capacidade financeira através de recibos de vencimento, declaração de IRS e extratos bancários; ter um emprego estável ou efetivo que facilite a aprovação do financiamento e, se necessário, ter uma quantia de – pelo menos – 10% para a entrada do imóvel. Caso a medida entre em vigor, este valor não será necessário de contemplar. Contudo, esta simulação pode ser feita em diferentes bancos ou através de intermediários de crédito à habitação.
A regulamentação de aplicação desta medida ainda não está em vigor, mas deverá acontecer até dia 11 de setembro de 2024 (60 dias após a entrada em vigor do decreto-lei).
Quais as vantagens e desafios?
Vantagens:
- Poderá ser possível comprar uma casa sem existir a obrigatoriedade de dar entrada inicial;
- Isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS) que já estão em vigor.
Desafios:
- Compromisso financeiro a longo prazo na aquisição de um imóvel;
- Responsabilidades associadas ao ser proprietário de um imóvel: manutenção da casa, pagamento de contas, entre outros.
O que considerar antes de comprar casa?
É extremamente importante, antes de comprar uma casa, fazer uma pesquisa cuidadosa e ter alguns aspetos em conta:
- Calcule, em média, quanto pode pagar por mês;
- Estabeleça prioridades em relação à localização do imóvel: próximo do trabalho, transportes públicos, comércio local, etc.
- Visite vários imóveis para ter uma ideia do que está disponível no mercado e do que procura concretamente.
De acordo com o Governo Português cerca de 20.000 jovens, por ano, podem beneficiar com estas medidas. Apesar de ainda não serem conhecidas mais informações, sobre esta medida, o objetivo do Governo Português é claro: tornar o acesso à habitação mais facilitado.
Este pode ser o momento ideal para adquirir a sua primeira casa e, através do nosso site, pode encontrar aquele que será o seu futuro lar.