Crédito Habitação: empréstimos cresceram 4,4% em 2021
Crédito Habitação: empréstimos cresceram 4,4% em 2021
Há novos dados relativamente aos números do Crédito Habitação em 2021. Segundo a Nota de Informação Estatística do Banco de Portugal, em dezembro, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para a compra de casa registou uma subida de 4,4%, em comparação com o período homólogo. No final de 2021, o stock total de empréstimos à habitação era de 96,9 mil milhões de euros. No mesmo comunicado o Banco de Portugal admite que “O ritmo de crescimento aumentou durante todo o ano, sendo necessário recuar a 2010 para encontrar valores semelhantes“.
Nos empréstimos para consumo, empréstimos para consumo, “o ritmo de crescimento dos empréstimos ao consumo continua aquém dos anos anteriores à pandemia. Em 2021, o montante total concedido para esta finalidade cresceu 2,4% relativamente a 2020, para 19,2 mil milhões de euros”.
Na mesma nota, o Banco de Portugal afirma que nos empréstimos concedidos aos particulares, o rácio de empréstimos em incumprimento atingiu um novo mínimo de 1,4%, “devido, essencialmente, à diminuição do incumprimento nos empréstimos ao consumo e outros fins”. Já o montante total dos depósitos de particulares cresceu 6,6%, comparativamente a 2020, estabelecendo-se nos 172,9 mil milhões de euros. O principal destaque vai para os os depósitos à ordem, que cresceram 13,5% e que, no final de 2021, representavam 48% do total dos depósitos de particulares.
João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- IRS 2021: as datas que deve marcar no seu calendário
- Senhorios: dicas para baixar o IRS das rendas
- Como declarar recibos de renda no IRS