Eficiência energética: Poupar com o Autoconsumo
Eficiência energética: Poupar com o Autoconsumo
Tendo em conta que grande parte da população se encontra confinada devido ao coronavírus, é normal que ao passar mais tempo em casa, aumente os consumos gastando mais eletricidade, água ou gás. Deixamos apenas de ter mais gastos momentâneos de manhã ou à noite, e a ter um consumo mais regular que se estende todo o dia.
Reduzir gastos é uma prioridade, e principalmente poupar na conta da eletricidade, é uma das maiores preocupações de muitas famílias, pois é uma das despesas mais altas no lar.
Efetivamente, e dada a conjuntura atual, porque não pensar em aderir aos sistemas mais modernos de produção de energia? O autoconsumo permite que possa beneficiar de vantagens relacionadas com a ausência do impacto ambiental, autonomia do consumo e ainda a poupança económica.
O que é o autoconsumo e porque devo utilizá-lo?
Com o autoconsumo, o utilizador tem a possibilidade de produzir a sua própria energia, de maneira livre e sem qualquer tipo de impostos. Apresenta-nos assim, uma forma de consumir energia elétrica que é abastecida através de uma rede centralizada que se encontra conectada a uma potência alimentada por uma fonte de energias renováveis.
Ao dispor do sistema de autoconsumo, é garantido uma autonomia total face à rede comum de distribuição elétrica, pois permite gastar exatamente a energia necessária não havendo desperdício. Este último ponto é de extrema importante, se considerarmos que a maior parte da energia que vem na conta da luz todos meses, é devido ao desperdício. Estima-se que uma casa pode obter reduções de eletricidade de cerca de 50% a 60%.
Como qualquer tipo de serviço, é normal que haja um investimento inicial e claro, este investimento no caso do autoconsumo, será um pouco mais caro do que fazer um simples contrato de luz através da rede elétrica comum. Aquilo que deverá ter em conta, é que em pouco tempo terá um retorno do investimento, pois a poupança e eficiência energética será bastante elevada, contribuindo ainda para uma atmosfera mais limpa e responsável com o meio ambiente.
A recolha da energia solar é efetuada pelos painéis fotovoltaicos, que a transforma para que possamos utilizá-la em casa. Por isso, é que estes painéis devem ser instalados no exterior para que possam captar de forma óptima a energia gerada pelo sol.
Agora que já está um pouco mais familiarizado com o conceito de autoconsumo, seguidamente mostraremos algumas das vantagens do seu uso potenciadas pela eficiência energética e poupança económica.
Também lhe pode interessar: Painéis solares: a energia que a sua casa precisa
Quais as vantagens do autoconsumo
- Garante a independência energética, pois o utilizador é o dono da sua energia. Desta forma, consome a sua energia como e quando quiser, sem recurso à rede elétrica convencional
- Devido ao ponto anterior, tem como consequência uma elevada poupança económica devido ao baixo custo com fatura da eletricidade e gás. Esta poupança que pode ascender a 70% da energia.
- Qualquer instalação de autoconsumo atribui ao imóvel um maior valor de mercado ao incrementar a sua eficiência.
- Estas instalações evitam uma tonelada de emissão de CO2 por ano por cada quilowatt instalado. Produz uma energia mais responsável e menos contaminante para o meio ambiente; Ajuda a combater o efeito de estufa.
- Instalações de autoconsumo tornam o sistema elétrico mais eficiente, pois esse tipo de abastecimento reduz perdas no transporte e distribuição de energia elétrica devido à proximidade entre os pontos de produção e consumo.
Autoconsumo inteligente
Vivemos numa era de desenvolvimento tecnológico e digital sem precedentes, sendo a Internet das coisas cada vez mais presente no nosso dia a dia.
No campo da internet das coisas, tem havido importantes avanços tanto na criação de novos produtos e sistemas, como nos protocolos de comunicação, de forma a oferecer ao cliente final um sistema cada vez mais eficiente, limpo, confortável e, acima de tudo, inteligente.
Existe também a criação de um protocolo de comunicações unificado e internacional padronizado para a conexão de equipamentos através de uma rede (por meio das nossas instalações de energia de autoconsumo), como eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e ventilação e sistemas de mobilidade elétrica.
Estes sistemas possuem aplicações móveis que além de permitir gerir vários dispositivos através dos smartphones, também nos oferecem uma grande capacidade de monitorização do consumo e gestão de energia em tempo real.
Através do sistema de telecomunicações, que liga os aparelhos elétricos da sua casa à internet, o autoconsumo inteligente permite:
- Grande eficiência na utilização da energia por parte dos equipamentos conectados de maneira autónoma e automatizada.
- Menores custos de energia.
- Mais comodidade devido ao controlo automático de todos os equipamentos elétricos.
João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.
Leia também
- Dicas para reduzir o plástico em casa
- 5 dicas para ter uma casa mais sustentável
- Tipos de energias renováveis que pode ter em casa