FinançasFinanças e Imobiliário

10 dicas para poupar dentro de casa

Saiba como poupar dentro de casa

Costuma-se dizer que “Grão a Grão enche a galinha o papo”, e este ditado popular aplica-se perfeitamente à poupança em casa. Quer esteja a tentar fazer um pé de meia para comprar uma casa, para viajar ou simplesmente para ter um fundo de maneio para qualquer tipo de emergência, é importante atentar a todos os pormenores que o façam, efetivamente, abrir os cordões à bolsa. Neste Dia Mundial da Poupança, falamos-lhe de como pode poupar alguns euros dentro de casa. E não nos estamos só a referir às despesas fixas, como a fatura da água e a fatura da luz, já que nessas apenas pode tentar controlar o seu consumo. Falamos, também, de hábitos que estão instaurados na sua rotina que podem estar a contribuir para o aumento do orçamento mensal. Confira alguns deles.

Também lhe pode interessar: 4 dicas para poupar dinheiro para a casa dos seus sonhos

1. Esqueça a luz artificial e aproveite a luz natural

Porquês estar a gastar eletricidade para iluminar uma divisão durante o dia quando pode tirar melhor partido da luz natural? Abra as janelas, os estores e as cortinas e deixe entrar a claridade.

2. Desligue os eletrodomésticos na tomada

Muitas vezes os eletrodomésticos que estão ligados às tomadas encontram-se, na verdade, em standby. Ao desligá-los da corrente está a garantir uns euros extra no seu orçamento mensal, além de aumentar a segurança em casa – lembre-se que a todo o momento pode acontecer uma sobrecarga elétrica ou um curto circuito, e a sua despesa pode aumentar drasticamente por conta de eletrodomésticos estragados.

3. Tome banhos mais curtos

Uma forma de poupar na fatura da água (e do gás) é tomando banhos mais curtos. Desta forma, estará não só a poupar água, eu ato que deve estar cada vez mais enraizado no dia-a-dia dos portugueses, como também estará a economizar alguns trocos.

4. Feche a torneira

Tem o hábito de lavar os dentes com a torneira aberta? E a louça? Habitue-se a fechar a torneira: é que em media, por minuto, gastasse 12 litros de água com a torneira (dados EPAL). Um número bastante grande por si só e somado às várias vezes que tem por hábito deixar a água a correr pode atingir valores catastróficos, já para não falar das despesas desnecessárias.

Conheça: 5 formas para reaproveitar água em casa

5. Planeie as suas refeições

Poupar dentro de casa também passa por saber gerir as compras do mês no supermercado. É verdade que a comida é uma das fatias mais pesadas do orçamento familiar, mas se fizer um plano das suas refeições semanais, será muito mais fácil saber o que fazer para o jantar – e evitar os famosos “tanto faz” das crianças – e ao mesmo tempo poupar na ida às compras.

6. Cuidado com as promoções

E por falar em supermercado, muitas vezes na ida às compras temos tendência a trazer produtos que não necessitamos apenas porque estão em promoção. Esta é uma prática que deve evitar se pretende poupar algum dinheiro (e evitar o desperdício alimentar que muitas vezes acontece). Da mesma forma que deve planear as suas refeições, também deve ter atenção a lista de produtos que precisa, efetivamente, do supermercado.

7. Crie uma horta em casa

Ainda dentro do tema supermercado, uma boa forma de reduzir as idas às compras e de evitar aumentar a fatura com os produtos é criar uma horta em casa. Se vive num apartamento, pode apostar numa horta vertical ou aproveitar espaço extra na varanda para colocar os seus frutos, legumes e aromáticas.

Saiba: Como é possível criar uma horta num apartamento?

8. Reavalie os seus pacotes de telecomunicações

É bem provável que tenha instalado em sua casa um pacote de telecomunicações que ofereça serviços de TV, Internet e Comunicações. Mas será que necessita de todos os benefícios pelos quais está a pagar? De certeza que não assiste a todos os canais disponíveis na sua box ou que raramente usa o telefone de casa para comunicar com a família e amigos, já que hoje em dia, todos falamos por telemóvel. Assim, é conveniente renegociar os termos dos contratos de telecomunicações com as empresas, a fim de evitar alguns euros extra na fatura.

Leia também: Portugal com pacotes de telecomunicações mais baratos e menos qualidade de serviço

9. Substitua as lâmpadas normais por lâmpadas LED

É um facto que as lâmpadas LED até são mais caras do que as lâmpadas normais. Mas a longo prazo podem ser um aliado na poupança de energia e na durabilidade. Este tipo de iluminação dura muito mais tempo e consome menos energia que um lâmpada regular, sendo por isso um investimento para longo prazo.

10. Feche o congelador e frigorífico quando não está a utilizar

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em qualquer casa – ainda por cima é o único que tem de ficar ligado à tomada o ano todo. Quantas vezes deixa a porta do frigorífico ou congelador aberta quando está a arrumar as compras do supermercado ou a escolher os legumes para o jantar? Esta prática, além de pôr em risco a conservação dos alimentos depositados no aparelho, também é uma grande fonte de desperdício de energia.

Mais sobre esta temática: Como escolher o frigorífico ideal

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 31 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo