5 Técnicas para negociar o valor do imóvel que deseja
Técnicas para negociar o valor do imóvel que deseja
Durante o processo de procura pelo imóvel ideal, vai encontrar casas que correspondem às suas expectativas, mas, de igual forma, vai deparar-se com valores exorbitantes ou que simplesmente estão fora do seu alcance. Se acredita que encontrou a casa dos seus sonhos, mas o preço é elevado para si, faça uma proposta para negociar os valores. Neste artigo, encontra 5 técnicas que o ajudarão a fazer face a estas situações.
1. Analisar o mercado
Para perceber qual o valor justo para o seu imóvel, necessita de fazer uma pesquisa e analisar o valor dos imóveis que se encontram na mesma região. Se o valor apresentado para o seu imóvel for mais elevado do que a média, partilhe os resultados da sua pesquisa ao vendedor e apresente um valor que considera adequado.
2. Visitar o imóvel
Mantenha-se atento na hora de visitar o imóvel, pois poderá encontrar determinados aspetos que pode usar a seu favor para baixar o valor da casa. Entre os quais, destacam-se acabamentos e materiais de baixa qualidade, necessidade de remodelações ou obras, problemas de humidade ou de isolamento e outros fatores.
3. Conhecer o vendedor
Quantas mais informações reunir sobre o vendedor do imóvel, mais oportunidades pode encontrar para fazer uma negociação. Procure saber as razões pelas quais quer vender a habitação, qual o seu historial com o condomínio e com a vizinhança, que remodelações já teve de fazer até ao momento e outras informações.
4. Conhecer os termos do contrato
Para saber negociar qualquer proposta, tem de conhecer bem os termos do contrato que lhe é apresentado – gíria, condições ou etapas. Avalie o contrato inicialmente proposto e verifique se algum termo pode ser alterado, para favorecer a sua posição. Apresente a sua proposta, que deve ser a melhor estruturada possível, contendo todos os pontos fundamentais do contrato para facilitar a compreensão e a comparação das propostas.
5. Ser flexível
Se os termos da proposta que apresentou puderem ser ajustados para garantir que ambas as partes saem beneficiadas, não coloque barreiras. De ambos os lados, o objetivo é o mesmo: vender/comprar a casa. Se for flexível com o vendedor, este acabará por ser flexível consigo. O mesmo se aplica aos prazos e para as entradas (sinais). Para muitos vendedores, tratar da escritura em 30 dias é o ideal. Contudo, poderão surgir problemas que dificultem e atrasem o processo de compra e venda do imóvel. Negoceie um prazo que seja favorável para os dois e um valor justo para dar de entrada, isto é, para o sinal – 10% é o mais comum.
João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.
Leia também
- 4 dicas para poupar dinheiro para a casa dos seus sonhos
- ImoExplica: Impostos a pagar na compra de um imóvel
- Saiba calcular a taxa de juro