Para combater as mudanças climáticas e diminuir o consumo de energia, hoje em dia muitas pessoas começam a optar por edifícios sustentáveis para viver. Embora esta seja a opção ideal para quem quer contribuir para o bem-estar do planeta, pode ser difícil conseguir concretizá-la pelos valores elevados que são cobrados aos inquilinos.
Neste artigo vamos começar por perceber o que são edifícios sustentáveis, quais as suas vantagens e quais os apoios que existem em 2023 para quem pretende mudar-se para este tipo de habitação.
O que são edifícios sustentáveis?
Edifícios sustentáveis são projetos de construção que têm por base a minimização do consumo energético e que são construídos com matérias primas que diminuem o impacto no meio ambiente. Todo o seu desenvolvimento, construção, funcionamento, manutenção, renovação e eventual demolição são concebidos para ter o menor impacto possível no ambiente.
A construção sustentável procura reduzir ao mínimo todos os impactos ambientais gerados ao longo do ciclo de vida do edifício, incluindo factores como:
- A utilização eficiente da energia e da água;
- A utilização de materiais de construção e recursos naturais amigos do ambiente;
- A gestão adequada dos resíduos e a utilização de energias renováveis.
Tudo isto com o único objetivo de tornar o edifício tão sustentável e amigo do ambiente quanto possível.
Vantagens da construção sustentável
A construção sustentável prioriza as necessidades dos inquilinos, sem nunca esquecer o bem-estar e a manutenção do ambiente. Assim, este tipo de construção tem em consideração a localização do edifício, a utilização de recursos naturais e as necessidades das gerações futuras. Quais são as vantagens da construção de edifícios sustentáveis?
- Menos consumo de energia;
- Menos desperdício de materiais;
- Maior aproveitamento de recursos naturais;
- Reciclagem e aproveitamento de resíduos;
- Construção de estruturas com mais resistência e durabilidade;
- Redução dos efeitos negativos da construção no nosso planeta.
Apoios para edifícios sustentáveis em 2023
O programa de apoio a edifícios mais sustentáveis é um programa do governo que visa melhorar a eficiência energética das casas. Este programa surgiu em 2020, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de melhorar a eficiência energética através da troca de janelas, painéis solares, entre outros pontos.
As candidaturas para este programa devem ser feitas através do site do Fundo Ambiental 2023. Para saber como aderir ao programa de apoio a edifícios mais sustentáveis, clique aqui.
Os apoios do Fundo Ambiental 2023 incluem:
- Apoio para painéis solares: Os painéis são financiados a uma taxa de 85%, com um reembolso máximo de 2500 euros. O consumidor deverá efetuar a primeira despesa com a instalação, no âmbito do programa Edifícios Mais Sustentáveis. Só depois disso, e com a devida documentação, é que o consumidor será reembolsado da percentagem definida do valor do equipamento;
- Apoio para janelas: A iniciativa Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental 2023 está encarregue de atribuir fundos para a substituição de janelas em mau estado por janelas eficientes. O limite de comparticipação é de até 85% do valor total, até um máximo de 1500 €;
- Apoio para ar condicionado: Os sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento de classe energética “A+” ou superior são também financiados através do programa de apoio a edifícios mais sustentáveis. O equipamento de ar condicionado também é elegível para um reembolso até 85%. O limite máximo de comparticipação é aumentado para 2.500€ neste caso.
Saiba mais informação sobre a sustentabilidade no mercado imobiliário e mantenha-se informado no nosso Blog, onde abordamos diversas temáticas com o fim de esclarecer dúvidas e questões sobre imobiliário e assuntos relacionados.