Finanças e ImobiliárioImobiliário

Esqueci-me da chave dentro de casa: e agora?

Esqueci-me da chave dentro de casa: e agora?

Quem nunca se esqueceu da chave dentro de casa que atire a primeira pedra. Quando temos familiares dentro do imóvel, está tudo certo. Mas o problema surge quando não está ninguém em casa e não consegue entrar dentro do seu espaço. Esta é provavelmente, uma das situações mais stressantes e angustiantes para os proprietários ou arrendatários de um imóvel, especialmente se estivermos a falar de um apartamento. Quase sempre implica custos extra, já que terá de solicitar ajuda a terceiros para poder voltar a entrar em casa. Sim, porque nestas situações, é fulcral poder contar com a ajuda de profissionais qualificados. Esqueça a ideia de tentar entrar em casa pelos seus próprios meio, pedindo uma escada emprestada, galgando a janela através da casa do vizinho ou arrombando a porta da sua moradia. Em qualquer dos casos que descrevemos pode acabar a ter de arcar com consequências monetárias muito mais elevadas, ou pior, comprometer a sua saúde.

É muito importante que conheça bem o tipo de fechadura da sua porta. Isto porque existem vários tipos de cenário que determinam o tipo de intervenção a fazer.

  • Se a sua fechadura permitir abrir a porta com uma chave posta do lado de dentro da porta e um familiar seu tiver uma cópia no exterior, pode conseguir abrir a porta facilmente e sem recorrer a mão-de-obra especializada para o efeito;
  • Se a sua fechadora apenas permitir abrir a porta quando está livre de qualquer tipo de chave no interior, terá de recorrer a profissionais para tratarem do assunto;
  • Da mesma forma, e independentemente do tipo de fechadura que tiver, caso se tenha esquecido de todas as cópias da chave de casa dentro do imóvel terá de contactar os profissionais.

Quem devo contactar caso me tenha esquecido da chave dentro de casa?

No caso de se ter esquecido da chave dentro de casa e lhe seja impossível abrir a porta por fora tem duas formas:

Empresas de fechaduras: idealmente se conseguir contactar o fornecedor da sua fechadura, tanto melhor. Mas qualquer empresa de chaves conseguirá abrir-lhe a porta de casa com poucos ou nenhuns danos. Tenha em atenção que os honorários dos profissionais, dependem de empresa para empresa. Mas é bem provável que à taxa de reparação e mão de obra, tenha ainda de pagar a deslocação do técnico especializado. Note que, na maioria dos casos, esta opção é somente válida para o horário laboral. De outra forma corre o risco das casas estarem encerradas.

Bombeiros: são a opção mais viável para quando não consegue entrar dentro de casa fora de horas. Os Bombeiros estão habilitados a intervir num conjunto de situações distintas e a recuperação das chaves de casas dos civis são uma delas. Se tiver deixado cair as chaves no poço do elevador ou as tiver deixado no interior da habitação pode chamar os soldados da paz. No entanto, note que este trabalho não é gratuito, pelo que terá de pagar uma taxa que difere de corporação para corporação e à qual é acresce o valor da deslocação. Tenha ainda em mente que ao chamar os Bombeiros, a Polícia de Segurança Pública ou a Guarda Nacional Republicana, também será chamada ao local. Só na presença do corpo de segurança é que os Bombeiros podem abrir a porta ou subir a escada até ao seu apartamento. Terá também de pagar uma taxa de 15 euros à hora à PSP ou GNR, além do valor pago aos soldados da paz.

Todavia, há exceções: se tiver uma panela ao lume, uma criança pequena ou um animal de estimação dentro de casa há várias horas, isso é considerado uma situação de emergência. Como tal, os Bombeiros não necessitam da assistência da PSP ou GNR para entrar-lhe em casa, nem lhe cobram qualquer tipo de taxa pela abertura de porta.

Como prevenir esquecer-me da chave dentro de casa?

É difícil prevenir uma situação desta índole. Todavia, pode adotar alguns costumes que ajudam a minimizar o problema:

  • Deixe sempre uma janela destrancada quando sai de casa. Isto facilitará o trabalho dos profissionais em caso de esquecimento da chave e evitará danos extra (Ex. ter de colocar uma nova fechadura por conta de arrombamento ou pagar um novo vidro para a janela);
  • Se tiver uma fechadura que apenas abra sem qualquer tipo de chave na porta, antes de sair de casa, garanta que tirou a chave;
  • Certifique-se que familiares seus ou pessoas da sua confiança têm uma cópia da chave. Convém que estas pessoas vivam perto de si, para poderem ir rapidamente em seu auxílio.
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 09 maio 2022
Botão Voltar ao Topo