Finanças e ImobiliárioImobiliário

Parque das Nações: uma zona em crescimento

Tudo sobre o Parque das Nações

É uma das zonas mais conceituadas da cidade de Lisboa e foi alvo de intervenções restruturais a propósito da Expo’98. Mas desengane-se quem pensa que a fama do Parque das Nações acabou com a famosa exposição que encerrou o século passado. Desde então tem sido palco de grandes convenções e eventos, como é o caso da maior conferência de tecnologia do Mundo, a Web Summit, realizada no Altice Arena e nos quatro pavilhões da FIL e tem vindo a crescer a olhos vistos, tanto a nível de infra-estruturas imobiliárias como de infra-estruturas culturais. Por lá estão sediadas e instaladas alguns dos grandes nomes do mercado de trabalho: empresas como Vodafone, CTT, Huawei, Iberdrola, Teleperformance.

Trata-se de uma zona onde um imóvel pode chegar a custar 5 300 000 €, mas onde é possível ter acesso a tudo aquilo que necessita para viver tranquilimente com a sua família: espaços verdes, locais para praticar desporto, comércio, serviços, transportes e sobretudo, proximidade com o centro da cidade de Lisboa. De acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021, a freguesia conta, atualmente, com 22 350 moradores. Se está a pensar em investir numa casa nesta zona da capital e em aumentar este número fique a conhecer tudo sobre o moderno e cosmopolita Parque das Nações.

Imóveis

O Parque das Nações é uma das zonas mais nobres da cidade, sendo por isso, uma das mais caras para se viver. As casas são modernas e relativamente novas. Inclusivamente estão por lá a nascer novos empreendimentos que prometem revolucionar o mercado imobiliário. No Imovirtual contamos com uma grande oferta de anúncios nesta freguesia que pode consultar através dos seguintes links:

Transportes

O Parque das Nações é servido por uma panóplia de transportes públicos e partilhados, entre os quais o Metro de Lisboa, cuja paragem da Linha Vermelha é designada por Oriente. Os comboios das Linhas de Sintra e Azambuja também servem esta zona da cidade,Desde Gare do Oriente projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava é possível apanhar um comboio com destino às estações da Linha de Sintra ou da Azambuja, assim como vários circuitos intercidades e regionais que ligam Lisboa a outras cidades do país como é o caso de Tomar. A nível de autocarros, várias sáo as linhas da Carris que param nesta zona da cidade e a estação do Oriente também conta com um terminal de autocarros que faz ligação a outras partes do país (Rede Expresso) assim como a outras cidades europeias como Madrid, Málaga e Corunha, entre outras por meio de operadoras como a Flixbus. A nível de transportes partilhados é possível encontrar várias trotinetes e bicicletas de operadoras como a Lime ou a Bolt, assim como também pode pedir um Uber ou outro tipo de boleias a partir desta zona da cidade. O serviço GIRA, das bicicletas partilhadas de Lisboa, também está disponível em vários pontos da freguesia.

Comércio

Ao falarmos desta categoria é inevitável referir o expoente máximo do comércio do Parque das Nações, o Centro Comercial Vasco da Gama, que oferece aos seus visitantes cerca de 170 lojas, restaurantes e cafés das mais conhecidas marcas. Dentro deste rol também consta o hipermercado Continente, o ginásio Solinca e os Cinemas NOS. Na mesma zona, porém no piso subterrâneo da Gare do Oriente é possível encontrar uma oferta simpática de outras lojas, onde inclusivamente se incluem gabinetes de estética e cabeleireiro. Fora os dois locais referidos, existem outros pontos de interesse na zona, nomeadamente alguns supermercados de cadeias como Pingo Doce e Lidl e outras lojas de rua.

Locais de interesse

Não fosse este o local onde outrora se realizou a famosa Expo’98, o Parque das Nações está repleto de locais incríveis para descobrir em família. A começar pelo Oceanário, a casa de mais de 8000 criaturas marinhas, um programa certamente diferente que as crianças irão apreciar. Depois de uma visita ao maior aquário de Lisboa, porque não desfrutar de um Passeio no Teleférico da Expo? Pode fazer a viagem de ida e volta, mas no entretanto aproveite para conhecer as docas de Lisboa, local onde se encontram vários restaurantes e cafés com esplanadas para tomar uma bebida fresca numa tarde quente de verão. Em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama poderá encontrar o Pavilhão do Conhecimento que também oferece atividades aos mais novos, assim como o Altice Arena, a maior sala de espetáculos do país. Nas mesma zona vai poder encontrar o a escultura do Lince Ibérico elaborada pelo artista plástico Bordalo II, bem como o Rossio dos Olivais, o local onde estão instaladas as bandeiras de todos os países que participaram na Expo’98. Finalmente, para os amantes da noite, não podemos deixar de referir o famoso Casino de Lisboa onde é possível descontrair e assistir a espetáculos culturais.

Restauração

Se há coisa que não falta no Parque das Nações são restaurantes, pastelarias, esplanadas e cafés. A oferta é extremamente vasta: do prato mais elaborado ao mais rápido, por lá vai gastronomia para todos os gostos e dietas. Fast food, italiana, hamburguerias, comida saudável, japonesa, chinesa, indiana é à vontade do freguês. Os restaurantes estão espalhados um pouco por toda a zona, mas existem locais específicos onde há maior concentração de oferta: nas docas pode encontrar comida rápida, de prato e esplanada; no Centro Comercial Vasco da Gama, a comida rápida impera, mas há opções saudáveis pelo meio; junto ao Cais Português, é possível desfrutar de uma refeição à beira-rio em restaurantes como o Chimarrão ou o Honest Greens; para quem pretende só beber café com os amigos, então a Marina é o local ideal, mas se quiser impressionar a sua cara metade, não hesite em levá-lo/a ao Sky Bar no topo do Hotel Tivoli Oriente.

Turismo

Este também é um dos locais onde estão instaladas grandes cadeias de hotéis. A mais recente adição ao rol de nomes foi o Moxy do Marriott mas sem dúvida que a atração principal é a Torre Myriad, detida pela cadeia de hotéis SANA. De noite, o próprio edifício é um ponto de interesse por si só por conta da atmosfera luxosa e do jogo de luzes que protagoniza, transportando momentaneamente, qualquer um para terras sauditas. Ibis, Trip, Tivoli, Vip Executive e Melia são outros dos nomes que fazem parte da hotelaria da zona.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 25 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo