Preço dos imóveis comerciais aumentou 5,1% em 2021

Preço dos imóveis comerciais aumentou 5,1% em 2021
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o preço das propriedades comerciais subiu 5,1% no ano passado, o maior aumento desde 2010. Esta subida acompanha a tendência de aumento dos preços nas habitações, mas de forma menos acentuada, já que o mercado dos imóveis de habitação registou um aumento de 9,4%.
Segundo do INE, em 2021, a taxa de crescimento entre os valores os imóveis comerciais e de habitação registou “o menor diferencial desde 2015, 4,3 pontos percentuais, menos 1,7 pontos percentuais face a 2020.
A análise revelou que a subida dos preços dos imóveis comerciais vendidos no ano passado traduz um acréscimo de 2,3 pontos percentuais face aos valores transacionados em 2020. O Instituto Nacional de Estatística refere ainda que estes números vem quebrar “um período de dois anos consecutivos de desaceleração dos preços” deste tipo de propriedades.
De referir que os cálculos do INE para as propriedades comerciais vendidas têm como base a informação enviada mensalmente pela Autoridade Tributária sobre o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e sobre o imposto municipal sobre imóveis (IMI).
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- INE: Preço das casas aceleram significativamente em Lisboa
- Preço das casas sobe 11,7% em Lisboa e 10,3% no Porto
- Câmara do Porto abre concurso para reabilitação de edifício no Quarteirão de Carlos Alberto