Vai mudar de casa? Confira estas 4 dicas
Vai mudar de casa? Confira estas 4 dicas
Mudar de casa é sempre um processo moroso e complexo. A pandemia veio tornar tudo ainda mais difícil. Contudo, as medidas de restrição acalmaram e Portugal passou do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, o que significa que já é possível circular entre concelhos e realizar visitas presenciais a imóveis. Ainda assim, ainda estamos longe da normalidade desejada e como mais vale prevenir do que remediar deixamos-lhe algumas sugestões que o ajudarão a planear a mudança de casa (palavra de quem o fez durante a pandemia).
Recorra a visitas virtuais antes das vistas presenciais
Na perspetiva dos compradores, as visitas presenciais são fulcrais para avaliar os imóveis e para estabelecer contacto direto com os Consultores Imobiliários. Apesar da conjuntura atual já permitir as visitas físicas às casas que estão para venda ou arrendamento no Mercado Imobiliário, a verdade é que o ideal é evitar o máximo de contactos possível. Antes de agendar um encontro com o Mediador, garanta que aquela oportunidade terá potencial para si, recorrendo às visitas virtuais. O Imovirtual disponibiliza esta ferramenta nos seus anúncios, que no último ano cresceram cinco vezes mais no Portal.
A proteção em primeiro lugar
Seja antes (na visita), durante ou depois da mudança a sua proteção e segurança é essencial. Garanta que tem sempre à mão desinfetante e máscaras para se proteger a si e aos outros. Todo o cuidado é pouco, por isso antes de fazer a mudança é essencial fazer uma desinfeção da sua nova casa, especialmente se esta já tiver sido habitada por outras pessoas. Depois de ter tudo instalado, deve repetir a limpeza e ter especial atenção aos puxadores, interruptores e portas.
Agende tudo com antecedência
Se está a pensar comprar novos eletrodomésticos ou levar a antiga mobília da sua casa para a nova casa o ideal é agendar os transportes com a máxima antecedência possível. Contacte a empresa de mudanças assim que fechar o negócio e comece logo a planear o agendamento de entrega de eventuais novas compras, para evitar atrasos já que estes serviços são cada vez mais requisitados.
Atente aos horários
Até há bem pouco tempo vigorava o dever de recolhimento obrigatório em todo o território nacional. Atualmente, os cidadãos têm apenas de cumprir o dever cívico de recolhimento, o que implica que se planear fazer mudanças fora de horas, em teoria pode (mas deve evitar). Porém, se está a pensar em visitar as lojas para planear a decoração do seu novo imóvel, saiba que todas as lojas e centros comerciais estão abertas até às 21h00 durante a semana e ás 19h00 durante o fim de semana.
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Veja também
- Como preparar a mudança?
- Os erros mais frequentes dos compradores de primeira habitação
- ImoExplica: O que é uma hipoteca?