Lisboa: Parque das Nações
Viver no Parque das Nações, Lisboa
Uma freguesia voltada para soluções inovadoras, vanguardistas e sustentáveis, o Parque das Nações é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à zona leste da capital.
Esta freguesia lisboeta tem muitas opções gastronómicas, culturais, desportivas e de lazer, sendo este uma zona ideal para toda a família.
O que tem o Parque das Nações para oferecer?
A arquitetura contemporânea do Parque das Nações, os espaços de convívio e o projeto de urbanização e requalificação urbana trouxeram uma dinâmica diferente e renovada à zona oriental da capital.
Património
Conhecida pela sua arquitetura contemporânea, esta freguesia tem vários edifícios criados por arquitetos de renome:
- Gare do Oriente, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, tendo esta estação recebido o Prémio Brunel de Arquitetura em 1998;
- Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira;
- Torre Vasco da Gama, o edifício arranha-céus mais alto de Portugal, projetada pela SOM e Profabril.
Transportes e Educação
A freguesia do Parque das Nações é servida do metro de Lisboa, de comboios, do Aeroporto Humberto Delgado e de autocarros.
O Parque das Nações tem a nível de educação Pré-escolar, Básica (1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo), Secundária e Ensino Superior.
Saúde e Comércio
No que diz respeito aos cuidados de saúde, o Parque das Nações não é servido de nenhum hospital público na freguesia, mas tem várias instituições hospitalares privadas, como por exemplo, a clínica Lusíada Parque das Nações e o Hospital Cuf das Decobertas, ambos com especialidades médicas e cirúrgicas.
A nível de comércio, o Parque das Nações tem um Centro Comercial Vasco da Gama, localizado junto à Gare do Oriente, dispondo de acessos por comboio, metro e autocarro. Tem cerca de 170 lojas, incluindo 33 restaurantes, 6 salas de cinema e um ginásio.
Lazer
É uma freguesia criativa, cultural com edifícios de arquitetos de renome e jardins ao longo de 5 km com o rio Tejo como plano de fundo.
Parque das Nações é conhecido pela sua oferta de cultura e lazer, tendo arte urbana nos jardins, nos edifícios premiados e inúmeros de eventos. A sua Biblioteca David Mourão-Ferreira proporciona uma oferta diversificada de atividades para todas as idades.
Devido à Exposição Mundial de 1998 (EXPO’98) foram construídos diversos pavilhões, alguns dos quais ainda permanecem ao serviço dos habitantes e visitantes, integrados no agora designado Parque das Nações. Dois dos pavilhões mais conhecidos são a Altice Arena e o Oceanário.
A Altice Arena, originalmente conhecido por Pavilhão da Utopia, tem uma capacidade de 20 000 espetadores, sendo o maior pavilhão de espetáculos de Portugal. Inúmeros cantores nacionais e internacionais já atuaram neste pavilhão.
O Oceanário de Lisboa, originalmente conhecido por Pavilhão dos Oceanos, é um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário da Península Ibérica e, segundo o Tripadvisor, foi considerado o melhor oceanário do mundo em 2017.
A nível de desporto tem dois polidesportivos abertos a toda a população situados na Quinta das Laranjeiras e Casal dos Machados, e ainda tem a Piscina Municipal do Oriente.
Eventos
O “Bazar no Parque” é um mercado de artigos reciclados e em segunda mão que podem ser trocadas ou vendidos a preços acessíveis. Este evento realiza-se de maio a outubro, no último sábado do mês (exceto no mês de agosto), no Passeio do Neptuno.
“Chá com livros” é um dos programas culturais criados pela Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todas as primeiras terças-feiras do mês, das 19h00 às 201h00, no café “Esplanado”, há tertúlias com autores convidados, onde partilha-se experiências e leituras.
Já o “Coro das Nações” é um coro amador desta freguesia que aposta num repertório diversificado, com Luís Bragança Gil como maestro. Este coro ensaia todas as quintas-feiras, das 21h00 às 23h00, no IPDJ.
No que diz respeito aos arraiais, o Arraial dos Navegantes é um dos mais procurados na cidade de Lisboa. Decorre todos os anos no Parque das Nações, durante o primeiro fim de semana de junho.
Parque das Nações em números
Parque das Nações é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, que pertence à Zona Leste da Capital. Tem uma área de 5,44 km2 e mais de 21 mil habitantes (censos de 2011).
Segundo a aplicação GeoHab, do INE – Instituto Nacional de Estatística, o valor médio de vendas de imóveis no Parque das Nações ronda os 4049 por m2.
O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes desta freguesia, onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros do Parque das Nações.
Conheça os resultados:
- Segurança: 4.35
- Limpeza: 4.04
- Qualidade do ar: 3.43
- Silêncio: 3.78
- Transportes Públicos: 4.09
- Lojas e Restaurantes: 4.18
- Espaços de Lazer: 4.05
- Estabelecimentos de ensino: 3.55
- Espaços de saúde: 3.41
- Custo de vida em geral: 2.95
- Acessos: 4.24
- Estacionamento: 3.71
- Avaliação Global: 4.38
Se está a pensar em comprar ou arrendar casa no Parque das Nações, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no nosso site
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- O processo de compra de um imóvel em 8 etapas
- Novos empreendimentos em Avenidas Novas
- Tipos de energias renováveis que pode ter em casa