Pesquisa: 51% dos nossos clientes Profissionais realizaram transações mesmo durante o confinamento
51% dos nossos clientes Profissionais realizaram transações mesmo durante o confinamento
Esta foi uma das conclusões de uma pesquisa feita com cerca de 3000 clientes Profissionais para saber como tem sido a sua experiência com o mercado imobiliário durante o COVID.
O questionário era constituído por 25 perguntas e contou com 476 respostas completas e foi enviado no final de Abril. 31% dos participantes pertenciam à região de Lisboa, 18% à região do Porto e 13% da região de Setúbal.
A grande maioria fez poucas transações (42%), 8% manteve e apenas 1% declara ter aumentado.
Mais de metade não recorreu a medidas de apoio (62%). No entanto, dos restante que recorreram a essas medidas 60% optou pela política de lay-off, seguida da moratória de pagamento de crédito (26%).
Verificou-me uma diminuição significativa de clientes interessados em comprar casa ou em vender a sua casa, ambos na ordem dos 60%. Desta forma, 34% dos inquiridos concluíram que os seus negócios fossem reduzir mais de 25% nos próximos três meses.
Quanto aos preços, 60% dos nossos clientes profissionais consideram que os preços irão diminuir nos próximos três meses, 35% acha que os mesmos se vão manter e cerca de 2% considera que os preços vão aumentar.
Entre arrendamento (curta e longa duração) , venda e construção, os nossos clientes Profissionais consideram que o mercado de arrendamento de longa duração irá aumentar (43%). Por outro lado, o arrendamento curta duração irá diminuir (72%). Relativamente à venda, 51% dos inquiridos acredita que vai haver uma redução e 40 % que irá se manter. Na construção é mais equilibrado: 46% prevê que vão reduzir e outros 46% que irá se manter.
Saiba mais
- Homens ou Mulheres: quem paga menos no crédito habitação?
- Mulheres no Imobiliário: as histórias, os desafios, o sucesso
- Rede sitio irá abrir mais três espaços cowork em Portugal