Ano Novo Chinês: decoração inspirada no ano do tigre
Ano Novo Chinês: decoração inspirada no ano do tigre
O primeiro dia de fevereiro marca a entrada do Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar. Esta é uma data celebrada mundialmente, embora seja uma festividade muito mais próxima dos países orientais. Isto porque o calendário chinês é lunissolar, ou seja, tem atenção às fases da lua e a posição do sol. É uma referência usada pela astrologia chinesa, mas também pelo Feng Shui, a arte milenar chinesa que através dos elementos água, terra, fogo, madeira e metal, promove o equilíbrio entre as energias Yin e Yang (opostas mas complementares) e harmoniza a decoração e energia de um lar. O Ano-Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Em 2022 isso acontece no dia 1 de fevereiro.
Existem várias tradições associadas ao Ano Novo Chinês, inclusivamente na área da decoração. Os chineses acreditam que as primeiras ações do ano podem influenciar o restante do período, por isso costumam evitar aquilo que consideram hábitos negativos. Antes do Ano Novo Chinês, costumam limpar as suas casas para e preparem para um novo ciclo. Isto acontece porque o povo chinês atribuí o ato de limpar a momentos do calendário propícios à renovação das energias.
As casas também se vestem de vermelho, a cor oficial do Ano Novo, através de faixas, lanternas e objetos que remetem à prosperidade e compõem a decoração. Para dar as boas vindas ao novo ano, há famílias orientais que seguem a tradição ‘Chun Hup‘, que em tradução literal para português significa “Caixa da União”. Trata-se de um recipiente normalmente vermelho para combinar com as cores das festividades, cheia de doceis, mais tradicionais (frutas cristalizadas) ou industrializados (doces embalados). Normalmente, é mantida durante todas as festividades de Ano Novo, já que o seu objetivo é dar-lhe as boas vindas, junto da família e amigos em harmonia.
O calendário do Ano Novo Chinês está também associado a um dos 12 signos do horóscopo chinês, todos eles representados por um animal. E esta é uma das principais diferenças entre o horóscopo oriental e o ocidental, já que os signos não se dividem pelos meses ao longo do ano, mas sim cada ano inteiro é regido por um animal. 2021 foi o ano do boi de metal, 2022 será o ano do tigre de água.
Na ásia oriental o tigre é um animal venerado, que representa realeza, destemor e ira. Na china, este felino é associado a impulsividade, imprevisibilidade, generosidade e afetuosidade. Em ambas as situações, o tigre é visto como um símbolo de imponência. E na decoração pode ser incorporado através das mais variadas peças, que certamente se destacaram em qualquer divisão e estilo de decoração. Por isso, e para o inspirar a levar um pouco do espírito do tigre a sua casa, selecionamos 3 itens inspirados neste animal, que facilmente pode incorporar na sua decoração de interiores.
3 itens de decoração inspirados no Ano do Tigre
Um tapete
Para a decoração do quarto das crianças
Produto na imagem: LaRedoute | Tapete redondo para criança, motivo tigre, Lillio
Uma almofada
Para utilizar com peça de destaque e alegrar a decoração do seu sofá e da sala de estar
Produto na imagem: Amazon | Moslion Tiger Pillow
Um poster
Para vestir as paredes e dar destaque
Produtos na imagem: Desenio | TIGER IN PARADISE POSTER | GIANT TIGER IN RUINS POSTER
Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Pantone 2022: os must-have da decoração
- 8 dicas para decorar a casa com sucesso
- Porque necessita de contratar um Personal Organizer?