É uma casa portuguesa, com certeza: 5 marcas de cerâmica a não perder
5 marcas de cerâmica portuguesa para embelezarem a sua casa
Não há como negar: a arte da cerâmica é uma parte importante da cultura portuguesa, especialmente quando falamos no azulejo, cujos inconfundíveis padrões foram influenciados pela decoração ornamental muçulmana. É possível encontra-los em casas, igrejas e estabelecimentos comerciais mas é em pontos de interesse como a Capela das Almas no Porto, a Quinta da Bacalhoa em Lisboa e o Convento de Cristo em Tomar, que podemos admira-los em todo o seu esplendor. As peças de faiança são outro dos exemplos do que melhor se faz em Portugal, com a Fábrica Bordallo Pinheiro nas Caldas da Rainha a destacar-se neste campo.
Mas um pouco por todo o país, vários são os ceramistas que exibem as suas peças em lojas ou ateliers. Umas mais úteis, outras mais decorativas, mas todas elas peças de autor únicas. E porque a decoração deve espelhar as nossas origens, hoje reunimos uma lista de 5 marcas com peças singulares que não vai querer perder. Porque como diria a grande Amália Rodrigues, numa casa portuguesa, com certeza que ficará bem…. uma peça de cerâmica. Leve um bocadinho da nossa cultura até à decoração do seu quarto, sala ou cozinha com a clementinAtelier, Bisaro, O Farol, Anna Westerlund e Lagrima.
Veja também: 7 maravilhas do mundo em Portugal
clementinAtelier
A clementinAtelier nasceu pelas mãos de Rita Machado. Trata-se de uma marca 100% portuguesa com peças feitas à mão de personalidade única, que remetem (quase sempre) para o universo da natureza, através das suas incríveis texturas incríveis. “Gosto de despertar emoções através das texturas, tentando criar uma maior conexão com a matéria prima e gosto da combinação forte das cores ou do simples branco do barro. Na pasta que uso, maioritariamente faiança, por vezes misturo corantes para ter várias tonalidades de pasta e adoro construir peças novas através de moldes antigos que tenha no atelier” revela a artesã no seu website. Com um belo ramo de flores, a Jarra Terra Azores daria um ótimo centro de mesa para a sua sala de jantar.
Bisaro
Assume-se como uma marca de peças de cerâmica contemporânea, “emocional, consciente e simples“. A Bisaro segue as tradições da arte portuguesa, utilizando o método da Soenga. “Um processo muito antigo de cozedura do barro num forno escavado no chão, que pode atingir temperaturas de 1000 graus centígrados. As chamas altas são abafadas e é o seu fumo que fixa nas peças a sua cor preta natural, por vezes com padrões únicos”, explicam no seu website. Juntando a tradição à modernidade, surgem peças verdadeiramente singulares. Porque não investir na peça Cibo e impressionar nos jantares entre amigos?
O Farol
Diretamente da cidade da cerâmica, as Caldas da Rainha, para o mundo, O Farol de Pedro Brás oferece peças únicas, 100% portuguesas e feitas à mão. O ceramista explica o seu processo de criação que primeiro passa por uma moldagem e acabamento, de seguida por uma cozedura e decoração e finalmente pela vidragem. Nas suas coleções oferece criações utilitárias e decorativas, com motivos que remetem para a natureza, como os flores, folhas, animais (destaque para as andorinhas), mas também figuras como o Santo António e o Presépio. Porque não investir um conjunto de castiçais para embelezar a cómoda do seu quarto?
Anna Westerlund
Quem visita o site de Anna Westerlund pode encontrar uma seleção de peças feitas à mão, tanto para a casa, como para usar no dia-a-dia. Exemplo desta última são os brincos, que juntam vários tipos de materiais. Os amantes da decoração de interiores vão ficar rendidos com as crianções com motivos bohemios, delicadas e coloridas. Pode encontrar as criações da artesã na sua loja TOGHETHER, no Chiado e em algumas concept store. Mas se não conseguir resistir faça já uma visita à loja online, onde pode encontra, por entre várias peças, o dots sugar cup with ceramic spoon, um açucareiro muito doce que brilhará em qualquer bancada de cozinha.
Lagrima
O Estudio Lagrima, fundado em 2015 por Maria Joana. Duarte, situa-se na baixa do Porto e pode ser visitado mediante marcação através do site da artesã. As coloridas e apelativas coleções de taças, copos, jarras, tábuas e outras demais peças são todas produzidas manualmente pela artista. Além de ser possível vislumbrar as suas criações no atelier, onde faz toda a produção das mesmas, os originais Lagrima estão à venda em várias lojas espalhadas pelo país. Mas é na loja online que se concentram as vendas e numa visita rápida, percebemos que grande parte das criações se encontram esgotadas, tal não é o sucesso de Lagrima. Nós ficamos fãs da Tissue Box Cover, porque quem é que gosta de ter uma caixa de lenços feia à vista na casa de banho?
Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.
Mais sobre Decoração
- Bancadas de madeira na cozinha: vantagens e desvantagens
- Feng Shui e a importância da cabeceira da cama
- 4 soluções para pendurar quadros sem furar a parede