Como plantar abacate em casa: passo-a-passo
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Família e nada melhor do que assinalar esta data com atividades para miúdos e graúdos. Se tem crianças em casa, de certeza que vão adorar descobrir como plantar abacate, o superalimento que tem conquistado a culinária portuguesa e que é muito fácil de reproduzir. Além de ser um processo extremamente intuitivo é também interessante para os mais pequenos acompanharem o crescimento de algo que ajudaram a fazer nascer. Pegue num papel e caneta e anote este passo-a-passo para que tudo corra sobre rodas na hora de plantar o abacateiro da sua família.
1º Tire o caroço do abacate
Abra o fruto sem danificar o seu caroço, fazendo um corte longitudinal e torcendo as metades para abrir o abacate e revelar o seu interior.
Extraía o caroço, tentando fazer o mínimo de dano possível.
2º Limpe o caroço do abacate
Depois de remover o caroço, deve limpá-lo, já que é a partir deste que surgirá um novo fruto. Atente à forma como procede a esta operação, já que é conveniente não retirar a parte castanha do caroço. Se isso acontecer, as hipóteses de germinação são muito mais reduzidas.
3º Espete palitos no caroço e coloque-o em água
De seguida, deve espetar 3 a 4 palitos no caroço do abacate, de forma a criar uma espécie de um suporte. Encha um copo com água e coloque o futuro fruto parcialmente submerso na água (cerca de 2,5cm).
Note que a água deve ser mudada regularmente para garantir a geminação. Ao fim de alguns dias vão começar a surgir raízes e a crescer um caule.
4º Plante o abacate
Assim que começar a vislumbrar algumas raízes, o caule e as folhas de cerca de 20 a 30 cm é altura para colocar a planta em solo. Para garantir uma geminação de sucesso, garanta que a planta tem acesso a solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Uma vez colocado na terra, o caroço não deve ficar totalmente submergido.
Por ocupar algum espaço, o ideal é plantar o abacate numa horta ou em alternativa num vaso grande.
5º Cuidados com o abacateiro
Os abacates gostam de água, portanto deve regar diariamente a planta e garantir que o seu solo está sempre húmido. Se porventura as folhas começarem a aparecer com uma tonalidade castanha é sinal que a planta está a precisar de ser hidratada. Se por outro lado surgirem em tonalidade amarela é sinal que está a regar a planta demasiadas vezes e nesse caso deve fazer uma pausa.
6º Colher os frutos
É preciso alguma dedicação e paciência até conseguir provar os frutos do seu abacateiro, já que demoram cerca de dois anos a surgir.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Veja também
- 6 dicas para trabalhar as suas plantas ou jardim
- Saiba como montar um jardim vertical em casa
- O que semear e plantar durante a Primavera