7 destinos portugueses para visitar no Outono
7 destinos portugueses para descobrir este Outono
Quer esteja a pensar passar uns dias a descobrir novos lugares ou apenas a fazer uma escapadinha romântica de fim de semana, não precisa de ir muito longe para ficar satisfeito: Portugal esconde verdadeiros tesouros. De norte a sul do país, são várias as cidades, vilas e aldeias que merecem a sua melhor atenção, seja pela sua história, património, paisagem, gastronomia ou tradições. Em qualquer altura do ano há desculpa para fazer as malas, pegar um mapa, rabiscar um plano e partir à aventura. Mas com o Outono à porta, estação em que as árvores se vestem de folhas castanhas, amarelas, laranjas e vermelhas e onde o sol dá lugar ao tempo ameno e chuvoso, existem destinos portugueses que fazem mais sentido ser visitados durante esta altura. Por isso, no Dia Mundial do Turismo, elegemos 7 lugares, mas temos a certeza que pelo país fora, existem muitas mais opções de sítios a não perder pitada. Esta é a nossa seleção.
Também lhe pode interessar: 5 lugares a visitar no Algarve
Chaves
Começamos a nossa viagem pelo Norte do País, mais propriamente por Chaves, cidade termal, que no tempo dos romanos era conhecida como “Aquae Flaviae”. Aliás foi esse povo que deixou como herança a conhecida Ponte de Trajano, o cartão de visita da cidade, que atualmente serve os flavienses como ponte pedonal. Por lá é possível tirar a foto da praxe e levar uma bela recordação de Chaves. Mas esta terra esconde mais segredos, nomeadamente as maiores termas romanas da Península Ibérica, que foram descobertas ao acaso, quando a autarquia se preparava para construir um parque de estacionamento. Podem ser visitadas no Museu das Termas Romanas, um local cheio de mística e história. Mas se pretender aderir ao termalismo, pode sempre marcar uma sessão nas Termas de Chaves ou aproveitar a ida à cidade para passar uma noite no conhecido e luxoso hotel, Vidago Palace, que além da beleza arquitetónica e a imponência, esconde um SPA Termal. Uma vez em terras flavienses não se pode esquecer de visitar o Castelo, comer um delicioso pastel de Chaves e de visitar a Igreja da Misericórdia.
Encontre aqui todas as moradias para comprar em Chaves
Peso da Régua
Descemos 85 km até ao Peso da Régua, um pequeno concelho do distrito de Vila Real que está fortemente ligado ao Douro, à vindima e ao vinho. Aliás, é por lá que pode começar a sua descoberta da região do Douro Vinhateiro e onde pode, inclusivamente, visitar o Museu do Douro, local onde é possível conhecer um pouco da história, costumes e valores da região. E por falar em tradição, não pode escapar-se a provar os famosos rebuçados da Régua e quiça trazer uns quantos sacos para a viagem de regresso. Mas não se vá embora sem antes visitar a mais bela estação do Douro, a Estação Ferroviária de Pinhão, de fazer uma visita ás caves de Favaios, de atravessar o rio através da Ponte Pedonal, de visitar e deixar-se encantar pela vista do Miradouro de São Leonardo da Galafura ou quiça, de embarcar num belo cruzeiro pelas águas do Douro.
Talvez lhe interesse: Descubra o Douro com um cruzeiro magnífico
Lamego
Continuamos a descer, e desta vez chegamos a Lamego, a segunda maior cidade do distrito de Viseu a casa do imponente e magnífico Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Ponto de paragem obrigatória, este tempo ao estilo barroco e rococó não é de fácil acesso a todos os turistas, já que os nove lances de escadas que perfazem um total de 686 degraus, pedem uma condição física à altura – e um tempo que colabore, daí as temperaturas outonais serem perfeitas para visitar Lamego. Mas o esforço compensa e uma vez no topo, além ter o privilégio de observar a arquitetura deste Imóvel de Interesse Público, também tem uma magnífica vista sobre a cidade de Lamego e a paisagem que a rodeia. De notar que Lamego tem uma forte componente religiosa, por conta de ser uma das dioceses mais antigas do países. Por isso não é de estranhar que por lá encontre várias igrejas: além do Santuário, não deixe de visitar a Sé Catedral, Igreja e Convento de Santa Cruz e a Igreja de Santa Maria Almacave. Outros pontos de interesse incluem o Museu de Lamego, o Castelo e a Avenida Dr. Alfredo Sousa, o ponto central da cidade. No campo da gastronomia, não pode deixar de experimentar iguarias como o famoso Cabrito Assado, o presunto de Lamego e os Peixinhos de Chila.
Piódão
Rumamos até ao Piodão, um dos membros mais populares do grupo de Aldeias do Xisto que o interior de Portugal esconde. Por entre os vales e vegetação da Serra do Açor, ninguém diria que por lá se encontrava uma povoação que parece saída de um dos filmes da Disney. A aldeia do Piódão é característica pela sua disposição em anfiteatro, o chamado presépio de xisto, com as casas de grande consistência formal, arquitetónica e estética. Por lá tudo apresenta simetria e concordância. É um lugar mágico, e sem dúvida que beneficia das maravilhas que a estação do Outono tem para oferecer, nomeadamente as árvores vestidas de folhas de diversas cores. Uma vez no Piõdão não se esqueça de trazer consigo uma das incríveis miniaturas das casas típicas da aldeia, de provar os licores regionais da zona e de dar um passeio na Foz da Égua – quiça, ainda consiga apanhar bom tempo para um mergulho.
Veja também: Faça um passeio pelas Aldeias de Xisto
Nazaré
Descemos até ao litoral, mais propriamente à Terra das Ondas Gigantes, alcunha que ficou célere após o surfista norte-americano Garret McNamara ter apanhado uma onda de 30 metros, um feito que foi agora transformado numa série documental da HBO Portugal. A Nazaré é logicamente um lugar de excelência para visitar no Verão, por conta das suas praias, clima e atrações turísticas. Porém, é durante a estação do Outono que se vislumbra a ondulação atípica que dá origem às tão enigmáticas e monstruosas ondas que desafiam milhares de surfistas de todo o mundo a pôr a prancha na água e a aventurarem-se no perigoso Canhão da Nazaré. Um espetáculo que atrai milhares de visitantes, que rumam ao sítio da Nazaré, ao topo do Forte de São Miguel Arcângelo para observar a forte ondulação e quem por lá se atreve a entrar.
Desde que a Nazaré entrou no circuito mundial do surf por conta das suas ondas gigantes, a World Surf League tem promovido vários eventos na vila do Litoral. Este ano, o canhão da Nazaré e a Praia do Norte vão receber uma competição que terá início a 1 de novembro e que se estenderá até 31 de março de 2022, intitulada Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa. Uma vez na Nazaré não se esqueça de provar os pratos de peixe servidos nos restaurantes da vida, de andar no elétrico que o leva até ao Sítio e de tirar a foto da praxe no Baloiço da Ladeira, que lhe permite ter a vila a seus pés.
Gostava de viver na Nazaré? Encontre aqui todos os apartamentos para comprar na Nazaré
Óbidos
Ainda no litoral de Portugal, desta vez rumamos até à histórica e cultural Vila de Óbidos, que quase dispensa apresentações. Nos últimos anos, Óbidos tem evoluído a olhos vistos, conservando a sua identidade pitoresca e medieval. Com a muralha a cercar as casas mais típicas da zona e o castelo a erguer-se e a destacar-se na paisagem que parece saída de um filme de fantasia, este destino promete entretenimento e diversão em qualquer altura do ano: na Primavera, realiza-se a famosa Festival Internacional do Chocolate, no Verão o Mercado Medieval e no Inverno a Vila Natal, eventos que estiveram suspensos durante o último ano por conta da Pandemia da COVID-19. O Outono é a época do F(o)lio, o Festival Literário de Óbidos, um certame que irá acontecer entre 14 e 24 de outubro de 2021, e que promete conversas sobre literatura, concertos e exposições.
Esta é só uma das razões para visitar este destino durante a estação amena, altura em que a paisagem fica verdadeiramente incrível com as cores outonais e o tempo ameno, que combinam perfeitamente com a aura antiga e medievalista de Óbidos. De destacar as iguarias gastronómicas da zona, em particular a Ginjinha de Óbidos em Copo de Chocolate, o “petisco da praxe”, assim como um rol de monumentos a que não pode deixar de deitar o olho, em que se incluem: o Aqueduto, a Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro, e claro, o Museu Municipal, onde se encontram obras da pintora Josefa de Óbidos.
Tomar
Terminamos a nossa viagem descendo até Tomar, cidade dos templários, e terra de uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal: o famoso e incrível Convento de Cristo. Tomar é à semelhança de Óbidos, uma cidade com várias marcas do medievalismo, o que faz dela um excelente ponto de paragem para quem pretende explorar Portugal durante a estação do Outono. A Praça da República, com a Igreja Matriz de São João Baptista destaca-se como o centro, cujas ruas ao redor oferecem várias lojas de comércio tradicional, restaurantes e cafés, onde se podem provar as iguarias da terra, onde se incluem as queijadas de amêndoa e de chila e as tradicionais Fatias de Tomar, confecionadas com gemas de ovos e cozidas em banho-maria numa panela especial, inventada por um latoeiro da cidade em meados do século passado.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Faça um passeio pelas Aldeias de Xisto
- Conheça os encantos do Gerês
- Descubra o Douro com um cruzeiro magnífico