Tendências: estilo industrial
O Estilo Industrial na decoração
O Estilo Industrial surgiu por volta dos anos 50 em Nova Iorque, quando antigos barracões e armazéns de fábricas foram transformados em casas, mantendo as características originais. É um estilo que junta a estética industrial com elementos mais clássicos e sofisticados, criando assim ambientes elegantes e cheios de personalidade.
Esta tendência junta elementos do estilo rústico, como a mobília antiga e desgastada, e o estilo vintage, como os móveis em madeira para aquecer o ambiente e alguns elementos decorativos com cor para suavizar o cenário. Alguns dos elementos que fazem parte desta tendência são os metais, os graffitis e imagens que remetem para arte urbana, a mobília sem acabamento, os tons terrosos e escuros, os fios e tubulações expostas,as janelas grandes e os ambientes amplos.
Os ambientes industriais são únicos e falam por si. Muitas vezes é possível alcançar esta harmonia somente com algumas tintas, móveis e elementos decorativos, por forma a criar um espaço que pareça “pesado” mas elegante. O segredo é conseguir equilibrar todos os elementos.: os tons metálicos, como o cobre, com as texturas dos tapetes, muitas vezes de peles, as cadeiras de metal, os puffs em tons castanhos, as estantes escuras, os cadeeiros grandes.
Se é fã deste estilo decorativo, deixamos-lhe algumas dicas para conseguir criar um ambiente industrial em sua casa. Ora veja.
Aposte em paredes de tijolos e vigas expostas
Se estiver dentro do seu orçamento fazer algumas obras, saiba que este estilo decorativo aposta fortemente em paredes de tijolos e vigas expostas como forma de remeter para um local industrializado e fabril. É uma forma de decoração muito crua, que muitas vezes até deixa à vistas os canos de esgoto. Esta é uma forma de conferir uma uma atmosfera urbana e moderna ao ambiente.
Priorize as cores escuras
Pegue no pincel e nas tintas e dê uma atmosfera melancólica ao espaço. A paleta de cores do estilo industrial é ousada e com personalidade. A grande aposta vai para as cores mais escuras, e uso das cores mais claras é feito para apontamentos pontuais. Os castanhos, pretos e cinzentos são exemplos de tons muito utilizados nesta tendência de decoração.
Saiba como escolher as cores para a sua casa
Escolha janelas e portas grandes e largas
Lembre-se que este tipo de decoração dá primazia a portas e largas e a janelas igualmente grandes para deixar entrar a luz natural. Preferencialmente, estes elementos devem conter algum tipo de material de ferro e vidro para se enquadrarem no ambiente industrial.
Atenção à iluminação
Os ambientes do Estilo Industrial apresentam muitas vezes uma iluminação em tons amarelados para conferir aos ambientes uma sensação de atmosfera melancólica e temperamental. Por isso, recorra a candeeiros expostos, sem qualquer tipo de abajour e os suportes de lâmpadas de metal, para remeter a um ambiente fabril e de manufação.
Aproveite para otimizar o espaço
Muitas vezes os ambientes do Estilo Industrial acabam por acumular funções por forma a otimizar o espaço. Quer isto dizer que uma sala pode tornar-se, simultaneamente, num quarto ou num escritório. Isto acontece porque muitas vezes, embora as casas sejam amplas, funcionais e espaçosas, nem sempre existem divisões suficientes para adjudicar a determinada função.
Veja também O que é o Japandi?
Selecione peças e paneis de destaque para a decoração
A decoração industrial prima pela escolha de peças ousadas que se afirmam por sim só. Exemplo disso são os grandes candeeiros, os bancos e banquetas de metal, os relógios de parede XL e os puffs de pele. É comum os interiores que seguem esta tendência apresentarem grandes panéis decorativos com ilustrações de arte urbana ou mesmo graffitis desenhados nas próprias paredes dos lofts e apartamentos.
Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.
Mais sobre Decoração
- Tendências para decoração de quartos em 2021
- 4 dicas para conseguir uma decoração minimalista
- DecoImo: o Boho e como o incorporar na sua casa