Lifestyle

Guia para escolher quadros decorativos

Guia para escolher quadros decorativos

Acabou de mobiliar a sua casa e parece que mesmo assim lhe falta algo? Então talvez seja tempo de pensar numa forma de vestir as paredes. Existem várias opções de decoração no mercado que o ajudam a aproveitar o espaço em branco das paredes e a dar-lhes um je ne sais quoi. Além das peças de cerâmica, objetos em macramê ou das decorações de juta, uma das formas mais simples e comuns de dar vida a um espaço é através de quadros e molduras. Logicamente que estas, na maior parte dos casos são acompanhadas de gravuras, fotografias ou ilustrações.

Assim, e dentro do gosto pessoal de cada um, os quadros devem, também, respeitar o estilo de decoração de interiores das mais variadas divisões. Por essa razão, é que só deve pensar neste pormenores depois de já ter escolhidos os grandes móveis, como o caso do sofá na sala de estar ou a cama no quarto. No fundo, os quadros são um complemento à sua mobília, ajudando a atribuir personalidade aos ambientes, a acabar com a monotonia do espaço e a atribuir-lhe dimensão. Muito versáteis, fáceis de instalar, bonitas e económicas (a não ser que opte por investir numa obra de arte de quantia avultada), as molduras e o seu conteúdo têm a particularidade de poderem ser substituídas facilmente, caso se canse do seu aspeto.

Por todas estas razões, o Imovirtual criou este guia para escolher quadros decorativos, a fim de o auxiliar no processo de selecção e para que não se arrependa das suas escolhas facilmente.

Pode interessar-lhe: 4 soluções para pendurar quadros sem furar a parede

Como utilizar

Os quadros podem ser pendurados de forma simétrica ou assimétrica, podendo até seguir a direção da linha horizontal de um móvel ou objeto que estiver mais abaixo. Há quem prefira criar uma parede galeria, com várias molduras de diferentes tamanhos e feitios ou quem preferia ter apenas uma ou duas molduras de destaque. Note que no que toca aos quadros de uma divisão, não necessita que estes sejam todos iguais, pelo contrário, até ser diferentes para criar dimensão e fluidez.

Onde utilizar

Não há regras que ditem as divisões onde adicionar quadros. Como se costuma dizer em bom português “é à vontade do freguês”. Assim, pode até adicioná-los às paredes da casa de banho, do escritório ou da cozinha. Mas claro que deve escolher sempre o melhor local para os pendurar. O ideal é que, dependendo do tamanho da divisão e da sua disposição, posicione os quadros nas paredes mais despidas. Assim, as peças não vão certamente entrar em conflito com a restante mobília, além de que evita criar uma aparência exagerada ou visualmente desconfortável.

Saiba mais: Visual Clutter: saiba como livrar-se da desorganização visual

Que tamanho escolher

E por falar em tamanho, a dimensão das molduras deve variar consoante o tamanho da divisão que vão viver. Uma sala de estar grande pode beneficiar de um quadro igualmente grande. Mas nas divisões pequenas deve utilizar molduras proporcionais ao tamanho.

Quais as molduras a usar

Logicamente que o estilo de molduras a usar irá depender da decoração do espaço, mas também da própria ilustração, gravura ou fotografia que nela pretenda colocar. De um modo geral, podemos classificar os tipos de molduras em dois patamares: as mais clássicas, com cores fortes como o dourado e o prateado, trabalhadas e ornamentadas; e as modernas, mais simples, de linhas retas e em tons mais neutros. Note que à venda, vai encontrar molduras feitas de vários materiais, tais como, madeira, laca, metal e até vidro. Também a nível de formas encontra em lojas especializadas, estruturas quadradas, retangulares, circulares ou até mesmo em formato de símbolos, como corações. Deve escolher aquela que melhor se adapta a sua decoração.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 21 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo