Lifestyle

Hortas em apartamento: é possível?

Hortas em apartamento: é possível?

Sim, não é só possível como é uma solução sustentável, bastante fácil de reproduzir e muito útil para o quem tem dias de semana atarefados. Desta forma, nunca lhe vão faltar ingredientes para os seus pratos e além disso, certamente que poupará nas despesas de supermercado ao final do mês. Além disso, com uma horta em casa a sua alimentação será muito mais saudável, já que poderá obter produtos 100% biológicos, sem a adição de químicos nocivos para a sua saúde. Uma horta/jardim vertical também pode funcionar como um ótimo elemento decorativo, tudo dependerá do local, formato e divisão em que a colocar.

Mas, a verdade é que no artigo de hoje não nos vamos focar na construção propriamente dita da sua horta em apartamento – até porque o Imovirtual tem um texto totalmente dedicado a essa temática. Vamos sim, mostrar-lhe 5 plantas e culturas que pode facilmente fazer dentro de quatro paredes. Note que estes são apenas cinco exemplos, dependendo da exposição solar e área da sua casa, certamente que conseguirá plantar outro tipo de plantas. Em apartamentos, recomendamos sempre espécies de raízes mais curtas. Curioso? Vamos lá.

Saiba como construir a sua horta em: Como é possível criar uma horta num apartamento?

Tomate-cherry

tomate-cherry

Pequenos, doces e deliciosos os tomates-cherry apresentam muitas variedades e cores. Podem ser consumidos em saladas, massas, pratos de carne, sanduíches, tostas, molhos e claro, como snack. Relativamente fáceis de plantar em casa, este é daqueles frutos que vai agradecer ter sempre á mão. Só precisa de um vaso de dimensões medianas e de algum espaço. É que o tomate é uma planta trepadeira, o que significa que vai necessitar de um suporte para a amparar. Deixe-a num local com bastante luz e regue-a diretamente na terra para evitar fungos indesejados. Em vez de recorrer a sementes, preferia as mudas, já que irão facilitar muito o processo de cultivo.

Microgreens

microgreens

Os microgreens são plantas jovens, saborosas e coloridas, muito ricas em sabor, proteínas, vitaminas e minerais. Por outras palavras, são rebentos de sementes de vegetais germinados e colhidos na sua fase inicial de crescimento. Muito usados em saladas, sopas ou tostas, estes vegetais são muito fáceis de plantar em apartamentos, já que requerem pouco espaço, equipamento, água, luminosidade, crescendo bastante rápido. Podem ser colhidos quando atingirem entre de 6 e 8 cm, recorrendo a uma tesoura. Apenas necessita de segurar as folhas e aparar a quantidade que pretender. Alguns exemplos de sementes usadas para germinar microgreens são a alfafa, o manjericão, o coentro, o agrião, a salsa e o rabanete.

Saiba: O que semear e plantar durante a Primavera

Ervas Aromáticas

ervas aromáticas

As ervas aromáticas são as culturas que nunca devem faltar na sua horta. São muito fáceis de plantar e crescem alegremente em apartamentos. Não é de estranhar que muitos portugueses as tenham nos parapeitos das janelas da cozinha, mesmo que não tenham nenhum tipo de estrutura de jardim vertical. Conferem sabores únicos e versáteis às refeições, podendo ser ingeridas frescas ou secas. Salsa, coentros, orégãos, alecrim, manjericão, hortelã, tomilho e cebolinho são exemplos de plantas que estão fortemente enraízadas na culinária portuguesa e que merecem um lugar na sua horta vertical. Mas se quiser arriscar, experimente cultivar as ervas aromáticas menos comuns como a sálvia, o poejo ou o estragão.

Piri-piri

piri piri

Gosta de comida picante? Saiba que pode facilmente plantar piri-piri em casa, mesmo que viva num apartamento? Para isso, apenas precisa de manter o piri-piri a uma temperatura entre os 21 e os 32ºC. É importante que este tipo de cultura tenha espaço para crescer, sendo que deve optar por a instalar num vaso de dimensões médias/grandes, colocando-o num local com luminosidade e calor que permita à planta crescer verticalmente. Note que esta espécie é particularmente conhecida por gerar malaguetas coloridas, de vários tamanhos, intensidades e sabores. Uma curiosidade: pode pensar-se que o piri-piri é um vegetal, mas tal como o tomate e o pimento é considerado um fruto.

Espinafres

espinafre

O espinafre é também um legume que se dá muito bem em ambiente de apartamento. Pode cultiva-lo em luz solar direta ou em sombra parcial, sendo que em regiões com o clima quente, o ideal é escolher um local de cultivo em que a planta não apanhe sol durante as horas mais quentes do dia. Note que o espinafre aprecia temperaturas amenas e uma boa drenagem de água, sendo que é importante que o solo se mantenha húmido, mas sem que permaneça encharcado. Pode plantá-lo em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes. E o melhor de tudo é que basta cortar a planta quando necessitar de a usar na cozinha e ela crescerá ainda mais.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 25 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo