DecoImo: O que é o Japandi?
O que é o Japandi?
Fisicamente estão separadas por bem mais que um oceano, mas no campo do design de interiores a história é outra. A cultura japonesa e a cultura escandinava uniram-se num estilo de decoração que junta o melhor dos dois mundos: o Japandi. Seja pela influência do minimalismo japonês ou pela incorporação do conceito escandinavo “hygge” nos espaços interiores, a verdade é que a sua estética global, aconchegante e simplista, tem atraído cada vez mais simpatizantes. A designer Shanty Wijaya, descreve está nova tendência como “o movimento de design entre o Oriente e o Ocidente que combina elementos artísticos japoneses e a filosofia wabi-sabi com o conforto e o calor escandinavo.”
O design hygge (lido, “huga”) tem sido amplamente acarinhado e adotado em cada vez mais residências. Não é para menos, visto que os espaços criados sob esta tendência procuram transmitir paz, serenidade e confiança com poucos objetivos. Por sua vez, Shanty Wijaya explica que o minimalismo japonês, que está relacionado com a filosofia wabi-sabi do Zen Budismo, tem um apreço pelas coisas imperfeitas.
A designer, que recentemente inaugurou um projeto em Los Angeles dedicado a esta temática intitulado, “The Japandi Project”, clarificou à CNN o que é necessário para criar um ambiente Japandi: “Tanto o design japonês como o escandinavo estão focados na simplicidade, elementos naturais, conforto e sustentabilidade. O Japandi não é puramente estético, mas um modo de vida. Trata-se de reconhecer, aceitar e abraçar a imperfeição da vida e optar pela simplicidade e autenticidade como uma escolha consciente.”
Assim, qual é o segredo para criar um ambiente ao estilo Japandi? “Opte por peças recuperadas ou algo original, feito à mão”, recomenda Shanty Wijaya. “Use materiais que possam envelhecer naturalmente com o tempo, como madeira, pedras naturais e metais de acabamento vivos. Para criar profundidade, use madeiras com tons diferentes. Opte por móveis simples e discretos e traga a natureza para dentro de casa, com plantas em vasos ou suspensas e vegetação dentro de casa”.
O resultado será certamente agradável e apelativo, com os materiais naturais, as linhas limpas e a paleta de cores minimalistas e tons terracota, a criarem uma atmosfera calma e acolhedora.
Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.
Veja também
- Use a técnica de Feng Shui para harmonizar a sua casa
- 10 dicas para ter uma decoração sustentável
- Traga a natureza para dentro da sua casa