Organize a sua casa: despensa
Como organizar a despensa
Local de uso diário e de acesso facilitado, é muito comum encontrar uma despensa desorganizada e suja, fruto das utilizações frequentes e de algum de desleixo. Todavia, é muito importante manter este anexo limpo e arrumado para evitar alguns dissabores e facilitar o dia-a-dia atarefado e stressante.
A organização deve ser prática e de fácil entendimento para todos os habitantes da casa, mas sobretudo deve garantir que os ingredientes estão bem acondicionados e acessíveis ao olhar de todos. Esta é a melhor forma de evitar desperdícios, ingestão de comida fora do prazo ou compras duplicadas, que na maior parte dos casos, acontecem quando não conseguimos encontrar o que pretendemos numa despensa caótica.
Com alguma paciência, tempo, investimento e as nossas dicas, pode conseguir a sua despensa de sonho, aprazível ao olhar, funcional para os dias agitados e à prova de desperdício alimentar.
1. Crie um sistema
A despensa pode ser o local de armazenamento de alimentos, bebidas e até eletrodomésticos. Mas para as coisas funcionarem, é importante que todos os itens tenham o seu devido lugar. Destine locais para cada alimento: separe os temperos dos condimentos os doces dos salgados, os frutos secos das leguminosas e os empacotados dos enlatados. Pode até utilizar cestos e caixas rotulados, para agrupar tudo e facilitar o acesso aos mesmos. Por exemplo, uma caixa para as leguminosas, outra para os enlatados, outra para os chocolates e doces, outra para a mercearia (arroz, massa, quinoa), e assim por diante.
Coloque os itens de uso frequente mais à mão, assim como os alimentos cujo prazo de validade está quase no fim; as bebidas e objetos mais pesados, como os eletrodomésticos, na prateleira de baixo; e os alimentos a que dá menos uso nas prateleiras de cima, onde não chegará tão facilmente. Com este sistema, é tudo mais prático, além de seguro, já que não corre o risco de levar com uma garrafa de água na cabeça ao tentar tirá-la da prateleira.
2. Acondicione os alimentos em recipientes próprios
Sabia que depois de abertos, os alimentos vão perdendo durabilidade e frescura? Por essa razão, é importante tentar prolongar a sua “vida” para evitar desperdícios e ingestão de comida estragada. Uma boa forma de o fazer é a através de recipientes de vidro ou caixas herméticas, que além da sua capacidade de conservação, também permitem que veja facilmente o que tem disponível na sua despensa para o jantar daquele dia. Apesar de serem transparentes e por isso facilitarem a identificação dos alimentos, convém rotular os mesmos com o nome, data de validade e, eventualmente, a data de compra. Assim, irá garantir que estará a consumir os ingredientes nas perfeitas condições.
3. Faça uma limpeza regular
Quando falamos em Limpeza Regular, referimos dois tipos de organização: a primeira, a organização dos alimentos e verificação dos prazos de validade. Esta vistoria deve ser feita mais do que uma vez por ano, já que este é um local que acondiciona alimentos sujeitos a caducidade. Assim, o ideal será fazê-lo a cada mudança de estação. A segunda tarefa de organização prende-se com a limpeza do espaço propriamente dita. Os armários estão muitas vezes sujeitos à presença de pequenos bichinhos que podem alastrar-se para os alimentos e inutilizá-los. Para evitar este problema, a solução é a fazer limpezas regulares ao espaço. Trata-se de uma tarefa tão importante como a limpeza do pó ou dos vidros.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Leia também
- Organize a sua casa: cozinha
- Cozinha e Sala em Open Space: as vantagens e desvantagens
- Quer renovar a cozinha? Inspire-se nestas 9 sugestões