Lifestyle

Plantas repelentes de insetos

A Primavera traz consigo o tempo ameno, as flores e os dias mais longos, mas também os insetos incomodativos que se instalam por casa sem pedir autorização e incomodam toda a gente, incluindo animais e plantas. Os mais comuns são os mosquitos que produzem um zumbido ensurdecedor, capaz de incomodar a pessoa com o sono mais pesado. Mas existem espécies que além do ruído, chegam mesmo a picar e a deixar marcas, o que leva a que muitas pessoas façam uso de medicamentos para se curarem, como os anti-histamínicos. De acordo com o Expresso, em Portugal existem cerca 41 espécies deste tipo de inseto e alguns deles são portadores de perigosos vírus que podem ou não afetar as pessoas picadas de forma grave. Tudo depende da genética.

Todavia, mais vale prevenir do que remediar e existem alguns truques a ter em conta para afastar os mosquitos e outros insetos da sua casa. Em casos em que os ditos cujos já estejam a conviver consigo, é claro que pode fazer uso de repelentes químicos: são bastante eficazes na erradicação das pragas de insetos. Mas da mesma forma que os matam, também trazem mais efeitos nocivos para quem entra em contacto com o ar contaminado pelo produto, especialmente se essa pessoa sofrer de doenças respiratórias. Pode sempre optar por soluções repelentes naturais como um borrifador com vinagre e água para colocar nas janelas e portas ou um difusor de aromas com óleo de essencial de lavanda, o único seguro para bebés.

Porém, se é um apreciador de plantas e até tem várias na sua coleção, ou por outro lado pretende aventurar-se no mundo da jardinagem, pode sempre optar por incorporar um certo tipo de espécies nas divisões da sua casa para o ajudar a afastar as pragas de insetos indesejadas. Deixamos-lhe a sugestão de 5 plantas que funcionam como repelentes naturais.

 

🌱Alfazema/Lavanda

alfazema lavanda

É uma planta que ajuda a repelir os insetos, mas também no cuidado do corpo e mente. Por isso, a Lavanda deve ser colocada no quarto – sim, é seguro colocar plantas no sítio onde vamos dormir. Além de afastar pulgas, mosquitos e outros insetos indesejados, trata-se de uma planta que requer poucos cuidados e que emana um aroma muito agradável. Todavia, tenha atenção ao local onde irá colocar esta espécie: ela gosta de luz indireta.

🌱 Citronela

citronela

Para quem não é apreciador de jardinagem, a Citronela é uma ótima opção já que requer poucos cuidados e é muito eficaz na expulsão dos insetos por conta do seu odor forte e muito característico.

🌱 Alecrim

alecrim

Além de ser uma ótima planta para jardineiros principiantes, o Alecrim é bastante versátil. Ajuda a afastar os mosquitos por conta do seu aroma desagradável para insetos e ainda pode ser utilizado para em pratos deliciosos. Para garantir uma ação eficaz, experimente queimar algumas folhas numa vela e deixar que o cheiro afaste os insetos naturalmente.

🌱 Manjericão

manjericão

Tal como o Alecrim, o Manjericão é mais uma das plantas pertencentes à família das aromáticas ótima para ter na cozinha e para ajudar a afastar os insetos. Tem a particularidade de poder ser tóxica para as larvas dos mosquitos e de repelir as moscas. É por isso, uma ótima opção para colocar junto de portas e janelas.

🌱 Calêndula

calêndula

Por conta da sua forte fragrância, a Calêndula é considerada um inseticida natural por excelência e é uma ótima opção para adicionar a jardins exteriores. Os mosquitos e outros insetos, como caracóis, lesmas e vermes consideram o seu aroma peculiar bastante insuportável. Todavia, é provável que esta flor atraía abelhas, borboletas e joaninhas. Existem outros benefícios aliados ao cultivo da Calêndula, já que esta possuí propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o que a torna ideal para auxiliar na recuperação da pele de queimaduras, escoriações, irritações e picadas.

 

Veja também

👉 O que semear e plantar durante a Primavera

👉 Saiba como montar um jardim vertical em casa

👉 7 plantas para ter em casa e que diminuem humidade

 

Ultima actualização: 28 abril 2021
Botão Voltar ao Topo