Tarefas domésticas para crianças
Tarefas domésticas para as crianças
Em Portugal existe o ditado popular “de pequenino é se torce o pepino” para determinar que é desde a tenra idade que se começa a desenvolver determinada competência e a moldar certos comportamentos. Educar os filhos é uma verdadeira dor de cabeça para muitos pais, mas a verdade é que importante começar a estimular os mais pequenos desde cedo para certos comportamentos e hábitos que vão ser muito importantes para o futuro. Também é uma forma desenvolvimento de competências como a autonomia, organização, responsabilidade, solidariedade e a entre-ajuda. E um bom exemplo da forma como pode fazer isto é através das caso das tarefas domésticas. À primeira vista parece que não existe nada de suficientemente seguro para o qual se possa contar com a ajuda das crianças. Mas a verdade é que as lides da casa devem ser introduzidas gradualmente na rotina dos mais pequenos, por grau de dificuldade e consoante a idade. Assim, damos-lhe a conhecer algumas das tarefas domésticas em que pode incluir o(s) seu(s) filho(s) e aproveitar para fazer atividades em família.
Também lhe pode interessar: Organize a sua casa: Rotina de Limpeza Semanal
Dos 2 aos 3 anos
Ainda que pareça precoce pedir a crianças de 2 a 3 anos para ajudarem a tratar das lides doméstica, lembre-se que quanto mais cedo começarem, melhor. Nesta altura é necessário que os pais se mostrem disponíveis para acompanhar todo o processo e ajudar os mais pequenos nas tarefas. Exemplos do que podem começar a fazer:
- Ajudar a fazer a cama.
- Limpar o pó dos móveis ao seu alcance.
- Arrumar os brinquedos, livros e jogos depois de usados.
- Varrer a cozinha com uma vassoura apropriada ao seu tamanho.
- Ajudar a limpar bebidas entornadas ou comida espalhada.
Dos 4 a 5 anos
É uma altura em que as crianças começam a ter outra percepção a respeito da organização e limpeza. Por isso é a altura ideal para acrescentar às 5 tarefas que falamos anteriormente as que se seguem (e que pedem mais responsabilidade):
- Ajudar a alimentar e a cuidar dos animais de estimação.
- Pôr e levantar a mesa às refeições.
- Colocar a roupa suja dentro da máquina de lavar.
- Ajudar a lavar o chão com uma esfregona.
- Ajudar a guardar as compras do supermercado.
Dos 6 aos 8 anos
Supõe-se que estas crianças já frequentem a Escola Primária, sendo que por isso já saberão ler e escrever. Assim, o tipo de tarefas domésticas que lhe são atribuídas devem ser mais desafiantes e estimulantes, para criar interesse e manter a rotina de ajuda aos país.
- Arrumar e ajudar a limpar o quarto.
- Separar a roupa suja.
- Dobrar e guardar a roupa lavada.
- Ajudar a preparar refeições (fazer sandes, lavar legumes, fazer bolos).
- Deitar o lixo fora.
- Ajudar a lavar a loiça.
Dos 9 aos 12 anos
Nesta fase os miúdos já são mais adultos, sentindo-se muitas vezes independentes e orgulhosas. Por serem mais velhos requerem um tipo de responsabilidades domésticas mais avançado. Estas são algumas ideias das tarefas que pode delegar ao(s) seu(s) filho(s).
- Aprender a usar a máquina de lavar roupa e a de lavar loiça.
- Ajudar a estender e a apanhar a roupa.
- Mudar os lençóis da cama.
- Ajudar a limpar a cozinha e a casa de banho.
- Ajudar a lavar o carro.
Fonte: UptoKids
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Dicas para mudar de casa com crianças
- Viver com crianças: essenciais para começar uma vida a 3
- Como decorar um quarto de crianças