A pandemia global da COVID-19 alterou drasticamente o dia-a-dia de milhões de pessoas. Durante meses a fio, fomos forçados a redefinir prioridades enquanto permanecíamos confinados entre quatro paredes. Desde então, o mundo nunca mais foi o mesmo.
Estar em casa ganhou outro significado. Para além de ser o espaço onde privamos com a família, descansamos e estamos no conforto de privacidade, passou também a ser, para muitos, o seu espaço de trabalho e o escritório.
Deste modo, a decoração desse espaço passou a ter ainda mais relevância no bem-estar de cada um. Assim, as pessoas passaram a debruçar-se mais sobre os vários aspetos do design de interiores.
Hoje, passados alguns anos desse tempo atípico, o gosto pelo design continua. O presente artigo aborda algumas das tendências de decoração em 2024, para que possa ganhar inspiração e tornar a sua casa num lugar ainda mais seu.
1. Design Sustentável
A crescente consciencialização em torno das questões ambientais faz com que a sustentabilidade no design de interiores seja, e provavelmente continuará a ser, uma tendência. Na verdade, este estilo aborda muito mais do que peças e disposições de decoração. A utilização dos materiais eco-friendly e a integração de elementos naturais e soluções energeticamente eficientes.
2. Minimalismo
Menos é mais. Este é o mote que caracteriza esta corrente de design. O minimalismo consiste em reduzir elementos à sua forma mais básica. Caracteriza-se pela simplicidade com a utilização de peças e linhas limpas em tonalidades monocromáticas. A combinação de mobiliário funcional com bastante luminosidade, resulta num ambiente sereno e tranquilo.
De facto, o minimalismo pode ser aplicado em mais aspetos – não só ao design – como ao próprio estilo de vida de cada um.
3. Quiet Luxury
Elegante e, simultaneamente, sem esforço, Quiet Luxury ganhou uma expressão ainda maior devido à aclamada série “Succesion”. Tal como na moda, a base deste estilo são as peças intemporais combinados com a simplicidade: lugares bonitos sem parecer exagerados.
Investir numa palete de cores natural pode ser um bom primeiro passo dar – creme, beje ou branco. Quando escolher a mobília, ou os artigos de decoração, opte pela qualidade. A par do minimalismo, mantenha as coisas simples. A boa iluminação é um ponto fulcral neste estilo.
4. Boho
O termo boho, abreviado do francês bohémien, refere-se à utilização de itens pouco convencionais e artísticos. É uma expressão de liberdade em que é valorizada a diversidade, criatividade e autenticidade. Um espaço inspirado neste estilo procura combinar ambientes acolhedores com um toque da personalidade de cada um. Mistura vibrantes de cores, elementos naturais e peças e móveis vintage são os principais itens para uma casa cheia de charme.
5. Japandi
Como o próprio nome sugere, é uma mistura da cultura japonesa com a cultura escandinava. Este estilo é inspirado pela filosofia oriental “wabi-sabi”, que valoriza a prática de uma vida menos acelerada, integrada com o costume escandinavo “hygge”, que abraça o conforto, o aconchego e o bem-estar.
Japandi combina a simplicidade estética nórdica, com linhas suaves e modernas, com a elegância funcional do país do sol nascente. Por outras palavras, sãos espaços minimalistas, mas aconchegantes. Tudo está relacionado com a utilização de mobiliário versátil, acessórios para a tons neutros, muitas texturas e materiais naturais.
Cada uma destas tendências oferece uma variedade de elementos e ideias para inspirar e transformar a sua casa num verdadeiro lar. O design de interiores, assim como a moda, está em constante evolução, que se adapta às mudanças socioculturais que marcam a contemporaneidade. No entanto, o objetivo principal é sempre o mesmo: criar um ambiente onde se sinta verdadeiramente em casa, um refúgio que reflete a sua personalidade e estilo de vida. Para mais informações sobre imóveis, visite o nosso site e comece já hoje a construir o seu lar.