Truques para limpar a chaminé
Como limpar a chaminé
Sabia que a falta de limpeza de chaminés é um dos principais motivos para o aumento do risco de incêndio? Em Portugal não existe uma legislação específica que obrigue a higienizações periódicas do interior da sua chaminé. No entanto, esta é uma prática que deve ser instaurada com regularidade por uma questão de precaução e segurança. Na verdade, o conselho da Condomínio DECO é que faça uma limpeza ao fim de cada duas toneladas de lenha consumida na sua lareira. Bem sabemos que a limpeza da chaminé não é o trabalho mais simples e prazeroso do mundo, sendo que o ideal será sempre contatar um profissional especializado no ofício para que não corra riscos desnecessários. Mas no caso de não pretender recorrer aos especialistas, deixamos-lhe um conjunto de dicas que o podem ajudar a executar esta tarefa de forma mais rápida e segura.
Lista de Materiais
Para começar, deve ter à mão um conjunto de materiais que deve utilizar durante a limpeza. Entre os quais incluem-se:
- Escova de arame ou plástico, preferencialmente extensiva que lhe permita limpar toda a superfície;
- Escova com cerdas mais duras;
- Lona, cobertores velhos, manga plástica: qualquer material que sirva para evitar que a casa fique suja;
- Escada que alcance o teto, para quem quiser limpar de cima para baixo;
- Vassoura e espanador;
- Máscara de proteção, luvas de borracha e óculos.
Não se esqueça ainda de se vestir a rigor. Por ser um trabalho que envolve muita sujidade, durante a limpeza da chaminé deverá estar protegido com roupas apropriadas ou peças velhas que não se importe de deitar ao lixo após concluir a tarefa.
Processo de Limpeza
Existem várias formas de limpeza da chaminé, algumas delas obrigam a que suba ao telhado, outras apenas pedem os materiais e procedimentos certos para o conseguir fazer dentro de casa. Seja qual for o método pelo qual opte, de um modo geral e de forma sucinta, há um conjunto de procedimentos que deve sempre adotar:
- Verificar o interior da chaminé. Pegue numa lanterna e inspecione toda a superfície. Muitas vezes há animais que se acomodam neste espaço, pelo que é recomendado que proceda à sua extração antes de começar a limpeza propriamente dita;
- O seguinte procedimento é adequado para a o método cima/baixo ou baixo/cima. Com a escova de arame, faça movimentos circulares e certifique-se que tudo sairá limpo. Caso tenha dificuldade em higienizar uma parte em concreto, troque de escova para uma com cerdas mais duras e atue na área problemática.
- Com a pá e a vassoura, remova os vestígios de sujidade do interior da lareira. Em alternativa, também pode utilizar um aspirador de cinzas para facilitar o processo.
Mais uma vez reiteramos que esta não é uma tarefa fácil, pelo que se ficar com dúvidas e receios, o ideal será sempre contar com uma empresa especializada.
Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.
Mais sobre Lifestyle
- Ambientadores, velas e outros cheiros para a sua casa
- Como evitar a condensação das janelas?
- 5 formas para reaproveitar água em casa