Tudo sobre as Salamandras
O que são salamandras?
As salamandras são objetos de aquecimento que têm vindo a ganhar popularidade ao longo dos anos. Ter uma salamandra em casa é uma forma económica e fácil de manter o espaço quente e confortável para si e para a sua família. As salamandras são alternativas a recuperadores de calor que podem ser benéficas para a sua casa. Confira aqui qual a melhor solução para si.
As salamandras podem ser colocadas em qualquer lugar, desde que haja uma saída para o exterior para que o fumo possa sair com segurança. Qual a distância da salamandra da parede? Deve manter o objeto afastado cerca de 30 centímetros da parede, para que não queime, e mantenha uma distância de segurança do mesmo quando estiver na divisão da casa onde se encontra.
É importante saber que, ao contrário do ar condicionado, as salamandras servem apenas para aquecer a casa, não para arrefecer. Se procura arrefecer a sua casa, veja aqui como escolher o ar condicionado certo.
Salamandra a lenha VS salamandra a pellets
É provável que já tenha ouvido o termo “salamandra”, mas sabe as diferenças entre uma salamandra a lenha ou a pellets? Vamos esclarecer.
A salamandra a lenha é um objeto mais tradicional e, consequentemente, é menos prática e funcional que uma salamandra moderna.
As salamandras a lenha são feitas geralmente de material de ferro fundido e precisam de ser recarregadas frequentemente, pois o aquecimento a lenha tem curta duração.
A salamandra a pellets tem diferenças palpáveis da tradicional. Ao invés da lenha, utilizam os pellets, que são pequenos cilindros biocombustíveis que são constituídos com resíduos de madeira e, assim sendo, quando a salamandra queima estes materiais, existe menos poluição e, por conseguinte, a qualidade do ar melhora automaticamente.
Algumas vantagens da salamandra a lenha são:
- Instalação fácil e segura
- Excelente capacidade para emitir calor
- Potência escalável, adaptável consoante a necessidade de aquecimento
Algumas vantagens da salamandra a pellets são:
- Menos trabalho na instalação pois são encaixadas na parede
- Utilizam energia renovável
- Limpas, sem deitar fumo e sem necessidade de chaminé
Como instalar uma salamandra?
Para instalar uma salamandra, precisa de fazer uma instalação na parte interior e na parte exterior da casa.
Começando pela parte interior, deve seguir os seguintes passos:
- Escolha um local para a salamandra, a uma distância de cerca de 30 centímetros da parede;
- Identifique onde vai fazer um furo na parede para que possa sair o fumo;
- Após fazer o furo, instale os tubos necessários;
- Faça a montagem das peças todas e, por fim, coloque a salamandra no local definido.
Feita a instalação na parte interior da casa, pode então passar para o exterior, seguindo os passos indicados:
- Coloque o tubo direcionado para cima e tape o furo feito com massa própria;
- Faça a união dos tubos utilizados com braçadeiras de fixação;
- Garanta que todos os materiais se encontram firmes e fixos de forma segura para que não haja nenhum contratempo.
Como programar uma salamandra a pellets?
A salamandra a pellets é a representação pura de um aquecimento moderno e eficiente.
Para além de ser uma forma de aquecimento, a salamandra a pellets é também uma peça de decoração que pode conferir um toque único de personalidade às divisões onde é colocada. Em adição à sua estética elegante, a facilidade de utilização e limpeza tornam esta uma opção mais atrativa para alguns compradores, comparativamente à salamandra a lenha.
Caso tenha uma casa moderna e tenha interesse em instalar uma salamandra elétrica no seu espaço, é importante saber como fazer a instalação elétrica da mesma sem danos, e que precauções deve tomar quando o objeto estiver aceso.
Primeiro deve perceber se a capacidade máxima de absorção da salamandra é suportada pela tomada. Depois de ligar a salamandra ao sistema elétrico, pode prosseguir e encher o depósito de pellets. Não deve despejar os pellets todos de seguida, mas sim ir colocando aos poucos, atentamente. Ao fazer a ignição da combustão, a salamandra começa a funcionar sem que precise de fazer mais nada.
Algumas precauções que deve tomar quando o objeto estiver aceso são:
- Manter a porta sempre fechada
- Manter uma distância de segurança e não tocar no vidro da salamandra
- Não colocar líquidos na fornalha
- Não limpar enquanto o objeto estiver aceso
Para fazer a limpeza da salamandra, deve remover as cinzas que ficam acumuladas na gaveta pelo menos uma vez por mês, consoante a frequência de utilização do aparelho de aquecimento. Já o vidro localizado na superfície externa pode ser limpo com mais frequência, mas tenha em conta que só deve fazê-lo quando a salamandra estiver totalmente fria, para não correr o risco de se queimar.
Agora que já sabe todos os essenciais sobre salamandras, qual vai ser a opção que vai escolher para si?