Novidades

Galp vai parar a atividade de refinação em Matosinhos

Galp vai parar a atividade de refinação em Matosinhos

A Galp vai concentrar a sua operação em Sines e, por isso, vai deixar de usar Matosinhos como refinaria, isto no próximo ano. Esta decisão foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Foi na manhã desta segunda-feira que a petrolífera fez saber que vai concentrar toda a sua atividade de refinaria em Sines em detrimento de Matosinhos. A justificação está relacionada com “alterações estruturais dos padrões de consumo de produtos petrolíferos motivados pelo contexto regulatório Europeu e pelo contexto covid-19”. Estas alterações “originaram um impacto significativo nas atividades industriais de downstream da Galp”, começa desta forma o comunicado.

O mesmo comunicado prossegue, confirmando que “após uma rigorosa avaliação de alternativas, a Galp irá concentrar as suas atividades de refinação e desenvolvimentos futuros de Sines e descontinuar as operações de refinação em Matosinhos a partir de 2021”.

Quanto a números, a “reconfiguração” irá permitir “uma redução de mais de 90 milhões de por ano em custos fixos e investimentos”. O “valor contabilístico dos ativos a erem descontinuados é de 200 milhões de euros”.

A GALP afiança no mesmo comunicado que “irá focar-se no aumento da resiliência e competitividade do complexo industrial de Sines, com uma capacidade de processamento de crude de 220 kbpd e equipado com unidades de maior conversão, estando em análise iniciativas com vista ao aumento da sua eficiência processual e energética, bem como a integração de produção de biocombustíveis avançados e de outros produtos com baixo teor de carbono e maior valor acrescentado.”

Garante ainda que “os investimentos potenciais associados a estas iniciativas poderão ser suportados pelas poupanças da reestruturação em curso e pelos mecanismos de apoio à transição energética”.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também:

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo