IRS 2021: as datas que deve marcar no seu calendário
As datas que vão marcar o processo de entrega do IRS 2021
Já são conhecidos todos os prazos a que deve tomar atenção para fazer a entrega do IRS 2021 sem problemas. As informações são avançadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que por meio de um vídeo de Youtube discrimina todas as datas importantes:
Até 15 de fevereiro – Confirmação dos dados do agregado familiar e outros dados importantes com referência à data de 31 de dezembro de 2021. Comunicação dos elementos dos contratos de arrendamento de longa duração com direito à redução da taxa de tributação ou a sua cessação. Alterações como o nascimento de um filho ou uma atualização do estado civil devem ser comunicadas.
Até 25 de fevereiro – Consulta, registo e/ou confirmação das faturas dos membros do agregado familiar e eventual afetação a atividade comercial/profissional. Tal como aconteceu em anos anteriores, este passo deve ser feito no e-fatura.
Até 15 de março – Disponibilização, no Portal das Finanças, das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta de 2021 e das despesas e encargos afetos à atividade.
Até 31 de março – Consultar, no Portal das Finanças, as despesas gerais e as despesas com direito à dedução do IVA que foram comunicadas à Autoridade Tributária. Reclamação no caso de encontrar diferenças ou irregularidades. Comunicação à entidade à qual pretende consignar o IRS ou IVA ou ambas.
De 1 de abril a 30 de junho – Confirmação do IRS Automático ou entrega da declaração Modelo 3.
João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.
Também lhe pode interessar
- Finanças Pessoais: como poupar em 2022
- Senhorios: dicas para baixar o IRS das rendas
- Como declarar recibos de renda no IRS