Portugal esgota 4,5M do Fundo Ambiental
Portugal esgota 4,5M do Fundo Ambiental
As candidaturas submetidas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S) do Fundo Ambiental esgotaram, entre outubro e dezembro de 2020, os 4,5 milhões de euros de dotação prevista até ao final de 2021, avança a Agência Lusa. De acordo com dados do Ministério do Ambiente, no total foram recebidas 6996 candidaturas, sendo que Lisboa, Porto e Braga são os distritos de onde provém a maioria dos participantes.
Em comunicado a que a Lusa teve acesso, o gestor de tarifários Payper adiantou que os portugueses “estão cada vez mais abertos a adquirir produtos” que aumentem a eficiência energética, nomeadamente, sistemas solares ou de aquecimento e arrefecimento, janelas eficientes ou postos de carregamento de veículos elétricos.
“O que sucede é que as despesas com eletricidade são excessivas para a maioria dos portugueses. Se cada consumidor comparar a sua despesa atual com as ofertas comerciais disponíveis […], acreditamos que em 2021 pode poupar cerca de 100 euros”, indicou o ‘data analyst’ do Payper, Nuno Costa, citado no mesmo documento.
A fase de candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis decorreu até 31 de dezembro de 2020. O objetivo desta é iniciativa é reativar uma parte da economia nacional, paralisada pela crise pandémica, com medidas de reforço ambiental e poupança energética nos edifícios anteriores a 2006.
Os experts em investimento. O nome diz tudo, não é? Tratam de todos os temas sobre investimento imobiliário.
Leia também
- Sustentabilidade: Torne o seu escritório mais sustentável
- Tipos de energias renováveis que pode ter em casa
- 7 plantas must-have na decoração de interiores