Alcabideche: há muito mais para além de moinhos
Alcabideche: há muito mais para além de moinhos
Parte integrante do concelho de Cascais, Alcabideche conta com 39.77km2 de área e 42 162 habitantes (Censos 2011). Foi habitada por povos de origens e culturas ibérica, romana e árabe, sendo esta última bastante marcante.
Oxalá, Alcabideche
Com nome de origem árabe, “al-qabdaq”, significa “fonte de água”, relacionada com a existência de duas grandes fontes na localidade. Há ainda quem afirme que as virtudes eram medicinais.
No domínio árabe, a população era essencialmente rural. O poeta luso-árabe do século XI, Ibn Mucana, que nasceu e residiu em Alcabideche, debruçou as suas obras sobre a freguesia “Ó tu que vives em Alcabideche, oxalá nunca te faltem, nem grãos para semear, nem cebolas, nem abóboras, se és homem de decisão precisas de um moinho, que funcione com as nuvens sem necessidade de regatos”.
A maior concentração de moinhos de vento no concelho situa-se nesta freguesia. As estruturas de moagem do concelho mantiveram-se em laboração até mais tarde que as restantes da região de Lisboa.
A freguesia surge em 1841, com a expansão do concelho de Cascais. Atualmente é a maior do concelho e, também, uma das mais populosas. De local rural de pequena economia, transformou-se num espaço socio-territorial multifuncional e cosmopolita.
Tudo começa pela educação
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Alcabideche encontra-se no ranking das melhores escolas básicas do distrito de Lisboa.
A freguesia também acolhe duas escolas americanas. A International Preparatory School, fundada em 1982, para crianças dos 3 aos 11 anos de idade e, a International Christian School of Cascais, uma escola internacional, criada em 1980, com objetivo de aprimorar o lado intelectual, espiritual e emocional dos alunos.
Para além destas, a freguesia oferece ainda a Escola EB1/JI Alto da Peça, a Escola Básica N.º 2 de Alcabideche, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, a Escola Secundária 2, 3 de Alvide e a Escola Básica N.º 1, 2 e 3 de Alcoitão.
O património cultural
- Ermida de Nossa Senhora da Conceição de Porto Côvo: situada na Quinta do Pisão, remonta a sua construção a 1760. É um exemplar da obra reconstrutiva do património religioso de Cascais, após o terramoto de 1755.
- Villa Romana do Alto do Cidreira: é um sítio arqueológico que alberga restos de uma villa romana e complexo termal, identificada no século XIX. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1992.
- Moinho de Armação: pretende dar a conhecer a importância dos moinhos como património a preservar. O tipo americano surgiu no século XIX, como eficaz e de fácil instalação, chegando a Portugal nas primeiras décadas do século XX.
- Azenha de Atrozela: trata-se de uma casa primitiva que se supõe ser dos séculos XVI ou XVII e, outra, que remonta ao século XIX. Possui duas mós, destinadas ao trigo e à moagem do milho. Compõe o património arquitetónico de Alcabideche.
- Quinta de Manique: também reconhecida como Palácio de Manique ou Quinta do Marquês das Minas, remonta ao século XVII. O seu interior tem particular interesse pelo vasto conjunto de painéis de azulejo. Para além da casa e dos jardins, tem uma capela e torres sineiras.
- Parque Urbano do Outeiro dos Cucos: no Alto da Castelhana, em Alcabideche, constitui uma zona de lazer, uma área verde é dotada para piqueniques e espaço para praticar exercício físico.
Outros destaques de Alcabideche
Alcabideche apresenta um parque infantil, coberto, para miúdos e graúdos. É o Anima Park, tem arborismo indoor, escalada, slide, escorregas, trampolins e videojogos. O parque é pago e tem também um lounge bar, dedicado aos adultos.
Outro parque que garante também diversão e aventura é o Emboscada Parque Aventura. Tem paintball, tiro ao alvo com arco, laser tag, insufláveis e jogos tradicionais.
As festas e romarias também são tradição em Alcabideche, associadas a cultos religiosos, destacam-se as festividades relacionadas com a vivência do mar, como a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes ou as Festas do Mar e, outras, que refletem a ruralidade de todo o concelho.
Alcabideche pelo olhar dos seus habitantes
O Imovirtual realizou o estudo “Ideal Neighborhood” onde analisou como os habitantes das freguesias portuguesas viam o local onde viviam.
Sobre Alcabideche, apurou uma avaliação global de 3.9 em 5 pontos totais. A maior pontuação foi entregue à categoria dos acessos (4.24), seguido dos espaços de saúde (3.98).
A freguesia conta com acessos privilegiados, fazendo a ligação com Lisboa em 20 minutos de carro e, aproximadamente, em 1 hora de comboio (Linha 19001) e autocarro (Linha 418), sendo esta última a opção mais económica. A categoria que afeta os transportes públicos teve a pontuação de 3.17.
As infraestruturas afetas aos espaços de saúde receberam a pontuação de 3.98 e, a segurança também é uma das categorias mais pontuadas (3.96). Em seguida o silêncio e a qualidade do ar, com 3.87 e 3.83 pontos, respetivamente.
O estacionamento obteve a pontuação de 3.81, os estabelecimentos de ensino 3.74 e a limpeza 3.61. A oferta de lojas e restaurantes obteve 3.58, melhorando bastante com a proximidade ao CascaiShopping. Por fim, os espaços de lazer disponíveis caracterizaram-se em 3.42 pontos.
Alcabideche está preparada para o receber, encontre o imóvel ideal no Imovirtual.
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- Os erros mais frequentes dos compradores de primeira habitação
- O processo de compra de um imóvel em 8 etapas
- Como escolher a zona certa para viver