Lisboa: Ajuda
Tudo sobre a freguesia da Ajuda, Lisboa
Pertencente à zona ocidental do concelho de Lisboa, esta freguesia data o século XVI e cresceu à volta da ermida de Nossa Senhora da Ajuda. Tem uma área de 287,7 hectares e tem um peso de 3,4% na área da cidade de Lisboa.
Atualmente, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, existem cerca de 3 mil edifícios habitacionais e quase o triplo dos alojamentos, o que se traduz em cerca de 7 mil famílias, isto é, perto de 16 mil indivíduos. No entanto, a população é envelhecida, com um índice superior ao da cidade.
Esta zona residencial está bem abastecida de comércio e serviços: entre jardins de infância e escolas de primeiro ciclo, como é o caso da Escola Voz do Operário, por exemplo. Multiplicam-se os comércios locais, há também lares, coletividades, um centro de saúde e hospitais. O cemitério da Ajuda é também um dos marcos da freguesia, construído para servir as freguesias da Ajuda e Belém. A maior construção do cemitério é em memória dos mortos da revolução de 14 de Maio de 1915 – golpe de estado que levou à criação da Junta Constitucional de 1915.
A Ajuda tem um edificado antigo, composto por prédios baixos e, por isso, com poucos alojamentos por edifício. A sua construção assemelha-se à das freguesias que são das mais antigas de Lisboa.
É uma freguesia famosa por acomodar um dos grandes monumentos da capital: o Palácio Nacional da Ajuda. Do espólio da freguesia destacam-se ainda o Jardim Botânico da Ajuda ou o Convento de Nossa Senhora da Boa-Hora.
Apesar de não ser uma zona abrangida pelo metropolitano de Lisboa, é bem fornecida de transportes públicos, neste caso autocarros.
Quase 60% da população tem entre 15 e 64 anos de idade, apesar da freguesia ter um maior índice de envelhecimento, comparando com os níveis da cidade de Lisboa. Na ajuda, predominam famílias com 1 a 2 pessoas (68%).
Imovirtual, De T-0 a T-tudo
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- Lisboa: Santa Maria Maior uma freguesia de Tradições
- Casas em Lisboa – Onde Comprar Moradia ou Apartamento?
- Lisboa: Alvalade