Lisboa: Estrela
Tudo sobre a freguesia da Estrela em Lisboa
A freguesia da Estrela surge apenas no ano de 2013, após a reorganização administrativa de Lisboa de 2012. Com uma área total de 4,60km2, pertence à zona do centro histórico da capital.
Apesar de se tratar de uma pequena freguesia, ela possui um dinamismo e uma diversidade cultural destacáveis. Agregando as antigas freguesias da Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho, estende-se da beira-rio até à Basílica da Estrela, a qual deu origem ao seu nome.
O que distingue a Estrela das restantes freguesias?
A zona da Estrela destaca-se pela escolha de famílias de rendimentos mais elevados, considerados da classe média-alta. Esta tendência é histórica e ainda hoje se verificam vários palacetes de pertença dessas famílias.
Localizada no coração da capital, nela situa-se a Assembleia da República e o Palácio de S. Bento, a residência oficial do Primeiro-Ministro. Com muitos edifícios históricos e de grande valor patrimonial, destacam-se o Convento das Bernardas, o Palácio das Necessidades, o Teatro Casa da Comédia, o Chafariz da Esperança e o Edifício da Rua das Janelas Verdes. Para além disso, pode encontrar ainda o Convento das Trinas, a Igreja de São Francisco de Paula, o Palacete da Lapa, o Palacete dos Viscondes de Sacavém, o Palacete do Conde de Agrolongo, o Palácio do Conde de Óbidos, o Palácio do Marquês de Abrantes e o Museu Nacional de Arte Antiga.
O que tem para oferecer?
A Estrela é uma zona residencial que disponibiliza diversas infraestruturas, proporcionando uma qualidade de vida elevada aos seus habitantes. Com excelentes zonas verdes e uma marina, torna possível desfrutar do ar livre em pleno e de todas as atividades que nestes espaços são programadas. Dentro destes, é inevitável falar do Jardim da Estrela que, para além de ostentar uma fauna e flora ricas, disponibiliza também um espaço dedicado inteiramente às crianças. O mesmo é ainda dotado de vários cafés, esplanadas e quiosques, incluindo um quiosque-biblioteca.
Pela sua localização, a Estrela tem os seus acessos facilitados. A acessibilidade a transportes públicos também é garantida, desde os históricos elétricos aos comuns autocarros, permitindo a fácil circulação entre diversos pontos da cidade.
É ainda na freguesia da Estrela que se situam alguns dos melhores colégios, escolas e universidades da capital. Detém uma oferta cultural, gastronómica e humana dita ímpar. Acolhe quem visita e quem nela queira habitar. É uma freguesia que preserva a tradição, mas que projeta a modernidade.
A Estrela está entre as zonas mais procuradas pelos investidores imobiliários, onde os preços de venda de prédios se situaram entre os 3,000 euros por m2 e os 3,900 euros por m2. Ainda segundo o Confidencial Imobiliário (Ci), a seguir à freguesia de Santo António, encontra-se a Misericórdia, o Parque das Nações e a Estrela, justificando com o nível da qualidade de vida que as mesmas oferecem à comunidade que nelas habita.
No estudo “Ideal Neighborhood”, realizado a nível nacional pelo Imovirtual, a Estrela obteve uma posição de 3.96 em 5 valores:
Se procura um imóvel para viver na Estrela, saiba que no Imovirtual encontra as melhores ofertas.
Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- O processo de compra de um imóvel em 8 etapas
- Novos empreendimentos em Avenidas Novas
- Tipos de energias renováveis que pode ter em casa